Hospital Regional celebra Outubro Rosa com depoimentos emocionantes
Os exames detectaram câncer no útero e paciente viu que precisava se cuidar, urgente
O que seria apenas uma relação normal entre uma mulher e seu novo amor virou sinal de alerta para Fátima Nunes, vendedora de motos. “Eu não me cuidava. Quando eu vi o sangue percebi que havia algo errado comigo. Foi aí que despertei para a minha saúde”.
Os exames detectaram câncer no útero e ela viu que precisava se cuidar, urgente. Ela fez a cirurgia e, dois anos após o ocorrido, Fátima compartilhou seu relato emocionado durante a programação especial do Outubro Rosa, realizado nesta quinta-feira (24), no Hospital Regional Nossa Senhora de Bom Conselho, em Arapiraca.
“Eu era muito descuidada comigo. Aquele dia marcou minha vida para sempre e agradeço por estar aqui para contar essa história e motivar mulheres a cuidarem de si, se tocarem”, falou.
O evento contou com uma palestra sobre cuidados e autoestima, ministrada pela psicóloga Emylia Ferreira, sorteio de brindes e um dia de beleza. Na prática, as funcionárias e colaboradoras do Hospital Regional também puderam fazer os exames de citologia e de mamografia com a médica residente da UFAL, Samanda Medeiros.
Promovido pelo HR, através do SESMT, com apoio do Núcleo de Humanização, o evento teve a visita do provedor Geraldo Magela, que parabenizou a iniciativa. “Quem cuida da saúde das pessoas também precisa se cuidar”, comentou.
De acordo com a coordenadora do SESMT, a enfermeira do trabalho, Janile Soares, os exames foram feitos prioritariamente para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, consideradas de rastreamento. Os procedimentos foram liberados pela Prefeitura de Arapiraca, através da coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Luiza.
As mulheres que não estavam nesse grupo receberam orientações sobre cuidados e prevenção. O Outubro Rosa tem como principal objetivo alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. “O principal é fazer com que a mulheres olhem para si e se cuidem”, explicou a assistente social Eliane Félix.
Várias empresas colaboraram com o evento: Brinks, Lojas Aretuza, Jú Pirauá, Supermercados Bella Compra, Vício do Corpo, Mabel Modas, Lyndalingerie, Fox Arapiraca e Pryscilla Pereira.
Veja também
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
