Mutirão de Cirurgias chega a Arapiraca na quarta-feira (11)
Em sua etapa regional, programa tem como meta realizar 1.050 atendimentos, beneficiando,
A quarta etapa do Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontece nos dias 11, 12 e 13, em Arapiraca, na Praça Ceci Cunha, Centro da cidade. A ação dá início à fase regional do programa, beneficiando, também, os moradores de municípios circunvizinhos, no Agreste alagoano. Serão realizados 1.050 atendimentos, com uma média de 350 por dia.
A iniciativa da Sesau teve início no final de 2019, contemplando três populosos bairros de Maceió: Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom – e agora se expande para o interior do Estado, depois de quase 1.200 cirurgias já realizadas, tanto no Hospital da Mulher, em Maceió, quanto nas unidades contratualizadas.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Mutirão de Cirurgias é mais uma demonstração de que o Governo de Alagoas age para manter a saúde próxima da população.
“Nas três edições em Maceió, muitas pessoas chegaram de outros municípios para buscar atendimento e hoje já passaram pelos procedimentos cirúrgicos”, lembra o secretário.
A partir das 7 horas da quarta-feira (11), as equipes técnicas do programa já estarão na Cidade da Saúde, estrutura de atendimento que será montada para a realização da triagem. Para ter acesso ao serviço, será necessário passar por consulta médica. Posteriormente, serão feitos os exames de ultrassonografia, laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma. O resultado é liberado ainda no mesmo dia.
“A vantagem é que o usuário passa por consulta médica, faz os exames na Cidade da Saúde e sai do local com a cirurgia agendada junto aos hospitais contratualizados. Posso citar como exemplo as mulheres que foram encaminhadas para os devidos procedimentos no Hospital da Mulher, em Maceió. O Governo de Alagoas entregou este novo equipamento de saúde, que já está dando total atenção à saúde feminina”, destaca o secretário.
Mantendo o objetivo de reduzir as demandas reprimidas de cirurgias eletivas em Alagoas, o programa da Sesau coloca em prática a realização de cirurgias para retirada de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica; mioma e pedra na vesícula, contemplando crianças, mulheres e homens.
“Seguimos com a meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa. As três etapas que aconteceram no Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, em Maceió, mostram o quanto a população confia no serviço”, afirmou o secretário.
“Os resultados que apresentamos mostram quase 3.500 atendimentos, sendo 1.815 cirurgias agendadas, com 1.260 mulheres que passaram pelo procedimento; 479 homens que passaram por cirurgia, além de 76 crianças que também foram encaminhadas para cirurgia. Foram 396 hérnioplastias; 473 colecistectomia; e 323 histerectomia. Até esta semana, a Saúde Alagoas realizou quase 1.200 procedimentos cirúrgicos”, acrescentou Ayres, ao se referir aos resultados das três etapas realizadas em Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
