Produtividade dos magistrados de AL aumenta pelo 2º ano consecutivo
Relação entre processos baixados e número de magistrados ficou em 1.611, a quarta maior entre os TJs de pequeno porte

Pelo segundo ano consecutivo, a produtividade dos magistrados de Alagoas aumentou. O dados são do relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nessa terça-feira (25).
O chamado Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), calculado pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados que atuaram durante o ano, ficou em 1.611. No Justiça em Números 2019 (ano-base 2018), o índice havia sido de 1.418 processos baixados por magistrado. Já no Justiça em Números 2018 (ano-base 2017), o índice foi de 1.223.
O TJ de Alagoas aparece na quarta posição entre as cortes de pequeno porte, atrás apenas dos Tribunais de Justiça de Rondônia (2.261), Sergipe (2.233) e Mato Grosso do Sul (1.922). No ranking com todos os TJs do país, o TJAL ocupa a 14ª posição.
"O aumento nesse índice quer dizer que mais processos já passaram pela sentença ou foram solucionados definitivamente", explicou o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), Clóvis Gomes.
Para o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o aumento na produtividade beneficia o jurisdicionado. "Isso é reflexo do trabalho de magistrados e servidores. Trabalhou-se mais, julgou-se mais e arquivou-se mais. Fazendo isso você, consequentemente, atende mais ao jurisdicionado".
O desembargador reforçou a necessidade de magistrados e servidores criarem rotinas dentro das unidades para alimentarem corretamente o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). "Muitas vezes se julga o processo, se arquiva, mas não se atualiza a situação no sistema. Então, é preciso criar a consciência da importância do adequado preenchimento do SAJ".
Veja também
Últimas notícias

Luciano Barbosa celebra nesta sexta (19) três anos do Restaurante Popular Jerimum

Falta de resposta às pesquisas econômicas pode afetar cálculo do PIB do estado

Bombeiros realizam busca por cadáver em cacimba no bairro do Feitosa, em Maceió

Secult divulga programação de Alagoas da Primavera dos Museus 2025

Caso Albino: Um ano após prisão, Polícia Civil relembra captura de serial killer

Prefeitura de Arapiraca lança assistente virtual que aproxima serviços públicos da população
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
