Rede Acolhe atende 35 dependentes químicos no primeiro dia após retomada dos serviços presenciais
Centros de Acolhimentos em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema são portas de entrada para comunidades acolhedoras
Os três Centros de Acolhimento de Dependentes Químicos de Alagoas, situados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, retomaram suas atividades presenciais, nesta segunda-feira (28), após quase seis meses em atendimento remoto devido à pandemia do novo coronavírus. Somente no primeiro dia, 35 dependentes químicos já foram atendidos de forma voluntária.
De acordo com o artigo 3º do Decreto de Nº 71.258 de 22 de setembro de 2020 ficou autorizada a abertura de todos os centros de acolhimento que fazem parte da Rede Acolhe do Estado de Alagoas, o que inclui ainda o Centro de Referência em Reinserção Social de dependentes químicos.
Uma das primeiras ações após a retomada do atendimento presencial dos Centros de Acolhimento de Dependentes Químicos será uma busca ativa dos Anjos da Paz na região da orla de Maceió, em especial nas proximidades da Lagoa da Anta, onde nota-se um grande aumento de pessoas no uso das drogas e em situação de rua.
Segundo a secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt, o retorno do atendimento presencial vai proporcionar uma maior atenção ao dependente químico, sobretudo aqueles que vivem em situação de rua. “Com a pandemia notamos um aumento destas pessoas fazendo uso de drogas em ruas e praças. Com isso, articulamos com o governador Renan Filho a retomada dos serviços presenciais, sempre pensando em ajudar quem mais precisa”.
Medidas de segurança
Os equipamentos voltaram a funcionar seguindo o Plano de Retorno das Atividades e Atendimento ao Público elaborado pela Seprev e publicado no Diário Oficial por meio da Portaria Nº 86/2020, de 10 de setembro de 2020.
Estão sendo adotadas medidas de segurança como o distanciamento correto de estações de trabalho, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel, sanitização e higienização constante do ambiente, dentre outros.
Os Centros de Acolhimento de Dependentes Químicos e o Centro de Reinserção Social funcionam de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 17h.
Veja também
Últimas notícias
Mulher tenta atacar três pessoas com faca durante confusão em conjunto residencial de Rio Largo
Força Tática desarticula esquema de tráfico e apreende mais de 60 kg de drogas em Alagoas
Prefeito de Coité do Nóia critica falta de tomógrafo no Hospital de Emergência do Agreste
'Desconvite' para fumar pedra de crack termina em ameaça e destruição de portão em Porto Calvo
Jovem é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Matriz de Camaragibe
Homem de 45 anos é socorrido após capotamento na Al-220, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
