“Desafio de nossa geração é ocupar esses espaços”, diz Jó sobre mulheres na política
A deputada estadual Jó Pereira (MDB) destacou a importância do coletivo suprapartidário “Vote Nelas”

A deputada estadual Jó Pereira (MDB) destacou a importância do coletivo suprapartidário “Vote Nelas” para estimular e ampliar a participação de mulheres na política, durante o evento online que celebrou a segunda turma de Embaixadoras Vote Nelas, na noite desta quinta-feira (22). “O desafio da nossa geração é ocupar esses espaços de liderança e o coletivo tem desempenhado papel muito importante nesse processo”, afirmou a parlamentar.
Ao resumir sua trajetória familiar e profissional, Jó disse que resistiu à ideia de ingressar na política, mas logo no começo de seu primeiro mandato - ela está no segundo - percebeu a necessidade de as mulheres ocuparem mais espaços de liderança: “Durante a primeira audiência pública que fiz, em março, sobre o mês da mulher, percebi a importância dessa representação feminina e a pauta em defesa da mulher passou a nortear minha atuação”.
“Hoje para mim é uma felicidade quando ando nos municípios, principalmente nos pequenos, e as mulheres dizem: você me representa, vendo você na Assembleia Legislativa eu tenho vontade de concorrer, porque além de ser mulher, você tem voz”, prosseguiu a deputada, frisando a importância de mais mulheres serem espelhos para outras mulheres.
Pontuando que o equilíbrio entre homens e mulheres na política é essencial para garantir avanços em todas as áreas e para fortalecer a democracia, a deputada defendeu “a extrema necessidade de que as mulheres ocupem também, cada vez mais, espaços de lideranças nos diretórios partidários”.
Questionada sobre o conselho que daria às mulheres que estão na disputa eleitoral este ano, Jó destacou: “Participem como mulher. Não tenham medo. As pessoas estão ansiosas por lideranças como nós, por inovação na política. Busquem espaço dentro dos partidos, se imponham e não desistam. Não tenham medo de perder, participem do jogo de forma honesta, com empatia, diálogo construtivo, propostas transformadoras e lutem pelas nossas causas, porque nós somos as principais atingidas pela carência de políticas públicas”.
Ao final de sua participação, a parlamentar afirmou que quer ser parceira do Vote Nelas na expansão regional e organizar rodadas de diálogos com grupos de mulheres para fortalecer essa rede e ampliar a participação feminina na política.
Ferramentas
O evento contou com a participação de parte das co-fundadoras do Vote Nelas, entre elas Amanda Brito, Maisa Diniz e Carla Mayumi, e de outras representantes de movimentos voltados para garantir uma maior representatividade das mulheres na política, como a socióloga Karin Vervuurt, criadora - junto com a cientista política Letícia Medeiros - da ONG Elas no Poder.
Durante o fórum online, a administradora Maisa Diniz falou um pouco sobre a história do coletivo, a criação de “embaixadas” (grupos de voluntárias) em dezenas de cidades do país neste ano, e sobre duas importantes ferramentas que estão sendo lançadas, a “Eleição Sem Laranjas” e a “72 Horas” (https://72horas.org/), plataforma que informa, com base nos dados do TSE, os valores repassados pelo Fundo Partidário e pelo Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) para candidatos de todo o Brasil.
Outra plataforma apresentada também foi a Im.pulsa Voto (www.impulsa.voto), espécie de guia gratuito com vídeos e materiais diversos para treinar e inspirar campanhas eleitorais de mulheres. A ferramenta é uma iniciativa do Instituto Update e #ElasNoPoder, com participação de outros grupos e entidades.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência do Agreste tenta localizar familiares de paciente sem identificação

Incêndio atinge residência em condomínio fechado na Barra de São Miguel

Polícia Civil apreende adolescente de 14 anos suspeito de furtos em Cacimbinhas

Maceioenses têm acesso gratuito a fraldas pelo Farmácia Popular do Brasil

Arthur Lira assegura R$ 1,3 milhão em investimentos para reestruturação de rodovia de Limoeiro de Anadia

Aluno denuncia ato de intolerância religiosa no Ifal Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
