MPF garante importantes conquistas para a comunidade quilombola Mumbaça, em Traipu
Agreste Saneamento apresentou propostas compensatórias; Equatorial revisará condições e localização de postes instalados
O Ministério Público Federal promoveu reunião com a participação de remanescentes de quilombolas, da Prefeitura de Traipu, da Secretaria de Governo do Estado, da Equatorial e da Agreste Saneamento, para tratar sobre a instalação de rede de transmissão de energia elétrica de média-tensão para construção da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), nas terras da comunidade remanescente do Quilombo Mumbaça, localizado na zona rural do município de Traipu, em Alagoas.
A reunião ocorreu na última terça-feira, dia 14, na própria comunidade, com a participação presencial do procurador da República Érico Gomes de Souza, a fim de dar continuidade às tratativas iniciadas em março, no âmbito do inquérito civil nº 1.11.001.000060/2014-97, a fim de buscar a melhor solução para a população que não foi notificada e nem consultada sobre a instalação da rede elétrica, como prevê a lei.
A rede de transmissão de média-tensão foi instalada passando pelas ruas da comunidade, com postes muito pesados, próximos às moradias, e em solo instável em tempos de chuva, perturbando a normalidade do quilombo.
Parceria – Ciente de que é possível encontrar medidas compensadoras para a população afetada, a Agreste Saneamento propôs o estabelecimento de uma parceria com a comunidade, incluindo-a entre os Projetos Sociais da empresa.
A proposta inicial prevê uma produção audiovisual a fim de promover e fortalecer a imagem da comunidade, garantindo transmissão no próprio quilombo e no centro urbano de Traipu, contribuindo para combater a discriminação.
Também foi firmado o compromisso de que seria realizado um projeto para recuperação da Fonte Milagrosa, lugar de peregrinação de fiéis de diversas religiões, cuja estrutura não conta com acessibilidade e está deteriorada pela ação do tempo. Além disso, foi objeto de análise inicial a possibilidade de revitalização do antigo Tanque dos Negros, atualmente tomado por mato e lixo e correndo o risco de ser invadido com construções irregulares, onde há uma histórica nascente de água.
A gestora da Estação Elevatória, ainda, informou que estão sendo feitos estudos sobre o impacto sonoro dos equipamentos em operação na região sobre os moradores do entorno.
O procurador da República destacou as iniciativas da Agreste Saneamento. “Importante o posicionamento da empresa, disponibilizando-se a apresentar medidas compensatórias à comunidade que teve seus direitos ignorados quando da instalação dos equipamentos, ainda que por outras empresas, que não as atuais Agreste e Equatorial, mas que assumiram os ônus pelo passivo das anteriores. Espero que estejamos próximos à celebração de um importante acordo para a comunidade”, comentou Érico Gomes.
Equatorial – Já a subsidiária de energia elétrica informou precisar de autorizações de superiores para assumir compromissos quanto aos danos já causados a moradores que perderam equipamentos eletrônicos em razão dos constantes desligamentos da energia da comunidade durante a instalação dos postes e cabos.
No entanto, dispôs-se a dar início a uma revisão geral das condições e localização dos postes instalados na comunidade, providenciando realocações, realinhamento e reforço das estruturas para garantir estabilidade da rede instalada.
Veja também
Últimas notícias
Governo do Estado inaugura sala do Saúde Até Você Digital em Feira Grande
Nova maternidade estadual em Arapiraca terá investimento de R$ 60 milhões, destaca Ricardo Nezinho
Deputado Cabo Bebeto comemora filiação de Alfredo Gaspar ao PL em Alagoas
Assaltante invade loja no Centro de Arapiraca, ameaça funcionária e foge
Escolas deverão fornecer alimentação adequada a alunos com autismo, reforça Cibele Moura
Projeto que reconhece própolis vermelha como patrimônio é aprovado em 1º turno
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
