Justiça Federal de Alagoas determina apuração das causas das rachaduras nas casas de Craíbas
Audiência de conciliação entre a empresa e os afetados está marcado para o dia 19 de novembro
A Justiça Federal de Alagoas (JFAL) determinou a apuração da causa das rachaduras nas casas do município de Craíbas, em Alagoas, que vem ocorrendo desde 2022. Uma audiência de conciliação entre a empresa e os afetados está marcado para o dia 19 de novembro.
O programa Jornal Nacional mostrou, nesta terça-feira (15), como o município de Craíbas passa por uma situação alarmante ambiental, com uma montanha de atritos sendo formada há três anos ao redor de terrenos férteis.
Ao longo da reportagem, mostram-se moradores que sofreram diretamente com as ações da Mineradora Vale Verde, com várias pessoas perdendo o sustento e perdendo suas residências, para os tremores e rachaduras que ocorrem próximos à Mina Serrote, que extraí cobre.
Segundo a Defesa Civil, a situação causou morte de animais, circulação de poeira e problemas ambientais. Além disso, o órgão estima que mais de 400 casas foram atingidas por esse caso e 70 delas correm risco de desabamento.
Já o representante da Mineradora Vale Verde, Breno Delfino, negou que as ações da empresa tem relação com o que está acontecendo na cidade. " Nós temos controles, medições, auditorias internas e externas, que nos mostram que não estão correlacionadas. Nada nos mostra que o processo de desmonte possa causar uma rachadura".
Na reportagem, a empresa afirmou que está respeitando as regras ambientais e disse estar disposta a fazer estudos sobre o impactos de suas ações na cidade, desde que o valor dessas demandas diminuam.