Direitos Humanos

Arapiraca encerra Mês das Mães com conscientização sobre violência obstétrica e saúde mental

Encontro realizado em parceria com a OAB Arapiraca também debateu o acolhimento de mães atípicas

Por 7Segundos, com Assessoria 29/05/2025 14h02
Arapiraca encerra Mês das Mães com conscientização sobre violência obstétrica e saúde mental
Mês da Mulher foi considerado muito exitoso - Foto: Assessoria

No Mês das Mães, Arapiraca realizou, através de esforços intersetoriais, campanhas importantes de conscientização e sensibilização. Em parceria com a OAB Arapiraca, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, encerrou maio com um encontro para discutir um tema de grande relevância: violência obstétrica.

A violência obstétrica acontece em atos de maus-tratos, abuso ou negligência sofridos por mulheres durante o pré-natal, parto e pós-parto, geralmente cometido em ambientes hospitalares. Esta forma de violência pode acontecer de diversas formas, como recusa de atendimento, humilhações verbais, realização de procedimentos sem consentimentos, intervenções desnecessárias e outras.

“Essa não é apenas uma questão de saúde, mas também de direitos humanos, pois viola a dignidade, autonomia e integridade física e emocional da mulher. Reconhecer e combater essa violência é fundamental para garantir um atendimento humanizado e respeitoso à mulher neste período tão delicado que é a maternidade”, explica a advogada e secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá.

O encontro também trouxe a participação de mulheres de outras áreas, além do Direito, como a educação e a psicologia, para debater outros temas fundamentais neste mês das mães, como a saúde mental na maternidade e o acolhimento de mães atípicas.

O objetivo principal da ação foi fortalecer a rede de apoio que estas mulheres possuem no município, seja na área da saúde, da assistência ou da advocacia, discutindo em um espaço seguro este assunto urgente que exige empatia, cuidado e acolhimento.