Arapiraca encerra Mês das Mães com conscientização sobre violência obstétrica e saúde mental
Encontro realizado em parceria com a OAB Arapiraca também debateu o acolhimento de mães atípicas
No Mês das Mães, Arapiraca realizou, através de esforços intersetoriais, campanhas importantes de conscientização e sensibilização. Em parceria com a OAB Arapiraca, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, encerrou maio com um encontro para discutir um tema de grande relevância: violência obstétrica.
A violência obstétrica acontece em atos de maus-tratos, abuso ou negligência sofridos por mulheres durante o pré-natal, parto e pós-parto, geralmente cometido em ambientes hospitalares. Esta forma de violência pode acontecer de diversas formas, como recusa de atendimento, humilhações verbais, realização de procedimentos sem consentimentos, intervenções desnecessárias e outras.
“Essa não é apenas uma questão de saúde, mas também de direitos humanos, pois viola a dignidade, autonomia e integridade física e emocional da mulher. Reconhecer e combater essa violência é fundamental para garantir um atendimento humanizado e respeitoso à mulher neste período tão delicado que é a maternidade”, explica a advogada e secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá.
O encontro também trouxe a participação de mulheres de outras áreas, além do Direito, como a educação e a psicologia, para debater outros temas fundamentais neste mês das mães, como a saúde mental na maternidade e o acolhimento de mães atípicas.
O objetivo principal da ação foi fortalecer a rede de apoio que estas mulheres possuem no município, seja na área da saúde, da assistência ou da advocacia, discutindo em um espaço seguro este assunto urgente que exige empatia, cuidado e acolhimento.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
