Arapiraca encerra Mês das Mães com conscientização sobre violência obstétrica e saúde mental
Encontro realizado em parceria com a OAB Arapiraca também debateu o acolhimento de mães atípicas
No Mês das Mães, Arapiraca realizou, através de esforços intersetoriais, campanhas importantes de conscientização e sensibilização. Em parceria com a OAB Arapiraca, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, encerrou maio com um encontro para discutir um tema de grande relevância: violência obstétrica.
A violência obstétrica acontece em atos de maus-tratos, abuso ou negligência sofridos por mulheres durante o pré-natal, parto e pós-parto, geralmente cometido em ambientes hospitalares. Esta forma de violência pode acontecer de diversas formas, como recusa de atendimento, humilhações verbais, realização de procedimentos sem consentimentos, intervenções desnecessárias e outras.
“Essa não é apenas uma questão de saúde, mas também de direitos humanos, pois viola a dignidade, autonomia e integridade física e emocional da mulher. Reconhecer e combater essa violência é fundamental para garantir um atendimento humanizado e respeitoso à mulher neste período tão delicado que é a maternidade”, explica a advogada e secretária interina de Políticas Públicas para a Mulher, Paula Tainá.
O encontro também trouxe a participação de mulheres de outras áreas, além do Direito, como a educação e a psicologia, para debater outros temas fundamentais neste mês das mães, como a saúde mental na maternidade e o acolhimento de mães atípicas.
O objetivo principal da ação foi fortalecer a rede de apoio que estas mulheres possuem no município, seja na área da saúde, da assistência ou da advocacia, discutindo em um espaço seguro este assunto urgente que exige empatia, cuidado e acolhimento.
Veja também
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
