Pedido do MPAL é acatado pela Justiça e assassino de gari tem prisão preventiva decretada
Crime ocorreu em plena luz do dia
O mês de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar registra, neste domingo (3), após audiência de custódia, e manifestação do Ministério Público de Alagoas, a prisão preventiva do auxiliar de serviços gerais, de 46 anos que, na tarde do dia 31 de julho de 2025, em ato covarde, na cidade de Teotônio Vilela, a 95 km da capital alagoana, ceifou a vida da ex-namorada Adjane Araújo da Silva. O crime ocorreu em via pública, por volta das 15h, sendo testemunhado por várias pessoas. A manifestação pela conversão da prisão em flagrante por preventiva foi do promotor de Justiça plantonista, João Batista Santos Filho.
O autor do feminicídio vinha descumprindo as medidas protetivas e ameaçando a vítima há algum tempo. No dia 5 de junho deste ano, há cerca de dois meses, a mulher tinha procurado a delegacia e feito um Boletim de Ocorrência relatando perseguição, agressões com palavras de baixo calão, além de ameaças de morte. Nesse mesmo dia foi feito o pedido de medidas protetivas, o que foi acatado pela Justiça com validade de um ano.
“Um crime cruel, de extrema frieza, pois, o autor emboscou a vítima em via pública, em plena luz do dia, sem se importar com testemunhas. Um crime que ocorreu simplesmente porque a senhora Adjane, após dois meses de relacionamento, decidiu terminar. Ou seja, correu em descumprimento das medidas protetivas de urgência e em razão da vítima ser do sexo feminino, é, portanto, feminicídio e não havia, em hipótese alguma, evitar o pedido da prisão preventiva”, declara o promotor.
O promotor explica as tipificações. “Temos aí no artigo 121-A, o feminicídio, que é um crime autônomo, combinado com o parágrafo 2º , do próprio artigo 121 , do Código Penal, incisos III, IV e VIII, podendo o autor ser punido com mais de 40 anos de prisão. Aos policiais ele confessou, e foi pego com vinte mil reais , já em ponto de fuga, e com a arma que praticou o crime, cometeu o crime por ódio. Fiz o requerimento de conversão da prisão em flagrante em preventiva, já foi decretada pelo juiz, e o preso já será remanejado para o presídio”, afirma João Batista.
O pedido atendeu aos artigos 312 e 313 co CPP, pela gravidade de pelo perigo e da necessidade de prevenção contra a fuga do indivíduo.
“A vítima trabalhava como gari na cidade, onde tinha muitas amizades, foi morta brutalmente no período em que unimos forças, onde trabalhamos o Agosto Lilás, justamente com o propósito de fazer os homens entenderem que mulheres não são objetos de posse, não são obrigadas a permanecer em relacionamentos, muito menos serem vítimas de seus descontroles e covardia”, conclui o promotor.
Logo após o crime, com informações de quem teria sido a autoria, a Polícia Militar, por meio da 10ª Companhia, a Delegacia de Homicídios da região e a Guarda Municipal de Teotônio Vilela iniciaram buscas e saíram no encalço do assassino que tinha empreendido fuga. No entanto, teria retornado à sua residência, onde foi capturado na hora que saía, com um revólver do calibre 38 na cintura e a quantia de R$ 20 mil, conduzindo a motocicleta de placa MNL 4J09, significando que pretendia se evadir para algum lugar distante.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
