Casal inicia megaoperação para eliminar perdas e reforçar o abastecimento em Arapiraca
Mais de 50 profissionais foram mobilizados para corrigir ocorrências e melhorar a eficiência do sistema de distribuição de água
Com o objetivo de reduzir perdas e garantir mais eficiência no sistema de abastecimento, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promoveu, nessa terça-feira (11), a megaoperação “Missão Mais Água”, no município de Arapiraca. A ação concentrou esforços na detecção e correção de danos na rede de distribuição de água, para assegurar mais regularidade no fornecimento à população.
Ao todo, cerca de 50 profissionais foram mobilizados e distribuídos em 20 equipes, que atuaram simultaneamente em diversos pontos da cidade. Em apenas um dia, a operação resultou na eliminação de 55 pontos de fuga de água, além da correção de 31 cavaletes e hidrômetros e da reposição de 23 pavimentos. As atividades incluíram escavações, substituição de trechos comprometidos da tubulação, testes de pressão e recomposição de vias.
O presidente da Casal, Luiz Neto, destacou que a ação integra um conjunto de medidas estratégicas que a Companhia vem adotando para combater perdas e otimizar o abastecimento em todo o estado. “Esse mutirão de retirada de vazamentos é uma ação estratégica da empresa, que busca combater perdas na rede de distribuição e assegurar que a água chegue com mais qualidade e regularidade às residências. O nosso principal objetivo é transformar a água que estava sendo desperdiçada em abastecimento para a população”, ressaltou o presidente.
De acordo com o gerente Operacional no Agreste e Sertão, Denylleydson Gracindo, as atividades em Arapiraca terão continuidade de forma planejada e permanente. “A ideia é manter uma ação continuada em Arapiraca, com foco na eficiência do sistema e na reposição de vias. Além disso, vamos intensificar as ações comerciais, combatendo fraudes e furtos de água, para garantir que esse recurso chegue às torneiras da população que paga suas contas em dia e merece um serviço de qualidade”, explicou o gerente.
A Casal reforça que o combate às perdas é uma ação contínua e essencial para garantir o uso racional da água e a melhoria dos serviços prestados. A Companhia acredita que, com o trabalho continuado da operação, os moradores de diversas áreas de Arapiraca vão começar a perceber avanços na pressão e regularidade do abastecimento.
Atuação preventiva
O coordenador Operacional do Agreste, Wolace Primo, reforçou que a atuação preventiva da Casal é fundamental para reduzir transtornos e assegurar o bom desempenho do sistema. “Essas ocorrências geram uma série de transtornos tanto para a população quanto para a Companhia. Estamos cientes do quanto isso afeta o cotidiano dos moradores e, por isso, temos atuado de forma intensiva para identificar e corrigir essas falhas o mais rápido possível”, afirmou.
A megaoperação foi coordenada pela Superintendência Agreste e Sertão (SAS) e pela Gerência de Operação Agreste e Sertão (GEOPE), com o apoio das coordenações operacionais do Agreste, Serrana, Bacia Leiteira e Sertão, e da Gerência de Pessoas e Organização Agreste e Sertão. A iniciativa também contou com a parceria da Agreste Saneamento e da empresa AC2, reforçando o compromisso conjunto com a eficiência do sistema.
A população pode colaborar com o trabalho informando casos de danos ou fugas de água pelo Call Center ou WhatsApp 0800 082 0195, disponíveis todos os dias, das 7h às 20h, ou pelo chat no portal casal.al.gov.br.
Veja também
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
