Hackers vendem documentos falsos na Copa do Mundo da FIFA
agentes de ameaças estão vendendo cartões Hayya falsos, que são essencialmente um documento de permissão, para torcedores dispostos a pagar qualquer quantia para obter um
Como a Copa do Mundo da FIFA em andamento no Catar, pesquisadores de segurança cibernética alertaram nesta segunda-feira (28) que os agentes de ameaças estão vendendo cartões Hayya falsos, que são essencialmente um documento de permissão, para torcedores dispostos a pagar qualquer quantia para obter um.
Para participar da Copa do Mundo da FIFA, é preciso ter o cartão Hayya, que deve ser apresentado junto com o ingresso original para entrar no estádio.
De acordo com pesquisadores da empresa de segurança cibernética CloudSEK, vários canais do Telegram foram encontrados vendendo cartões Hayya por preços que variam de US$ 50 a US$ 150 (algo entre 270 e 811 reais).
"Para criar os cartões Hayya, os agentes da ameaça afirmam exigir as identidades válidas do comprador, como passaportes. E o pagamento só é aceito em Bitcoin", informaram.
Atores de ameaças também estão compartilhando técnicas de hacking que supostamente permitem que alguém se registre para obter um cartão Hayya sem um número de ingresso válido da FIFA, de graça.
"Dado que o Crypto.com é um patrocinador oficial da FIFA e a Binance fez parceria com Christiano Ronaldo para promover tokens não fungíveis (NFTs) com tema de futebol, os agentes de ameaças estão pegando carona nesse hype para vender falsas 'Moedas da Copa do Mundo' e ' World Cup Token', promovendo-os como criptomoeda de edição limitada", disseram os pesquisadores.
No entanto, a maioria dessas supostas moedas não existe. Além disso, para explorar a lacuna entre a oferta e a demanda de ingressos, os golpistas criaram sites que vendem ingressos falsos.
"A lacuna entre a oferta e a demanda de ingressos para jogos da Copa do Mundo da FIFA, passagens aéreas, hotéis, lembranças etc. foi cooptada por cibercriminosos para fraudar torcedores e entusiastas", disse um pesquisador da CloudSEK.
Apesar das ofertas e atrativos, os usuários devem restringir suas compras a sites oficiais e aplicativos móveis.
“As empresas que são patrocinadoras da FIFA devem reforçar seus mecanismos de segurança e manter-se atualizadas sobre as táticas e técnicas dos agentes de ameaças”, enfatizou o pesquisador da CloudSEK.
Os pesquisadores aconselham que os torcedores comprem ingressos diretamente da FIFA e cartões Hayya apenas no site oficial e não aproveite os serviços relacionados à FIFA no Telegram ou nas mídias sociais.
Veja também
Últimas notícias
Ciclista embriagado sofre queda de bicicleta em São Miguel dos Campos e é levado para UPA
Gata de apoio emocional para idoso com depressão desaparece em Arapiraca
Menino de 4 anos viraliza ao ver o pai sem barba pela primeira vez
Influencer ameaça processar fãs de Ariana Grande por vazamento de dados
Operação Tapa-Buraco recupera trecho na Avenida Comendador Gustavo Paiva
Prefeitura amplia rede de videomonitoramento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
