FIFA não escala árbitras para dentro de campo
Árbitras vem sendo colocadas no VAR ou como assistentes

A Copa do Mundo de 2022 é a primeira da história que relacionou mulheres juízes e assistentes e ao total são seis, com três árbitras e três auxiliares. Contudo, o que se viu até aqui foi a ausência delas dentro das quatro linhas, ou seja, a FIFA não escala árbitras para os jogos.
Quem ficou perto de protagonismo foi a francesa Stephanie Frappart, que atingiu o status de ser a primeira mulher a atuar em uma partida de Mundial, mas ficou como quarta árbitra em um trio predominado pelo público masculino no duelo México x Polônia. Além disso, os outros 28 trios escalados também foram compostos por homens.
Acontece que não são todos os profissionais de arbitragem convocados que atuam nas partidas. Existe ainda a possibilidade de trabalharem em uma partida que não há muito apelo. O exemplo que se encaixa nessa situação foi na Copa de 2018 quando os juízes nascidos em Tonga, Panamá, Etiópia e Polinésia Francesa, Chile e Japão não figuraram em nenhuma partida.
Outra profissional que está na “geladeira” desta competição é a brasileira Neuza Inês Back. Wilton Pereira Sampaio, Raphael Claus, Rodrigo Figueiredo, Danilo Simon, Bruno Boschilia e Burno Pires estiveram em ação por um jogo. Neuza sequer foi escalada para dentro de campo e até agora auxiliou a equipe do VAR.
A esperança para as mulheres fica na última rodada da primeira fase, ou seja, haverão jogos apenas para cumprir tabela porque algumas seleções já estão eliminadas. Pode ser que haja a escalação de uma mulher para que obtenha experiência e em jogos de “mata-mata” a tendência será pela escolha por alguém “rodado” no universo do apito.
A FIFA não emitiu nenhum comunicado em relação a esse fato da “escassez” de mulheres como árbitras dentro do gramado. Caso isso persista, provavelmente vai receber reclamações e terá que se explicar publicamente.
Veja também
Últimas notícias

Forte Farma une economia e praticidade com promoções exclusivas de inverno

Famílias de vítimas do acidente na Serra da Barriga devem buscar indenização na Justiça

PRF flagra motorista com 56 comprimidos de anfetamina em Rio Largo

Homem vai registrar Boletim de Ocorrência e termina preso em Viçosa

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
