Futebol

FIFA não escala árbitras para dentro de campo

Árbitras vem sendo colocadas no VAR ou como assistentes

Por Yahoo Esportes 29/11/2022 10h10
FIFA não escala árbitras para dentro de campo
Stéphanie Frappart reconhece o gramado antes do jogo México x Polônia. - Foto: FIFA via Getty Images

A Copa do Mundo de 2022 é a primeira da história que relacionou mulheres juízes e assistentes e ao total são seis, com três árbitras e três auxiliares. Contudo, o que se viu até aqui foi a ausência delas dentro das quatro linhas, ou seja, a FIFA não escala árbitras para os jogos.

Quem ficou perto de protagonismo foi a francesa Stephanie Frappart, que atingiu o status de ser a primeira mulher a atuar em uma partida de Mundial, mas ficou como quarta árbitra em um trio predominado pelo público masculino no duelo México x Polônia. Além disso, os outros 28 trios escalados também foram compostos por homens.

Acontece que não são todos os profissionais de arbitragem convocados que atuam nas partidas. Existe ainda a possibilidade de trabalharem em uma partida que não há muito apelo. O exemplo que se encaixa nessa situação foi na Copa de 2018 quando os juízes nascidos em Tonga, Panamá, Etiópia e Polinésia Francesa, Chile e Japão não figuraram em nenhuma partida.

Outra profissional que está na “geladeira” desta competição é a brasileira Neuza Inês Back. Wilton Pereira Sampaio, Raphael Claus, Rodrigo Figueiredo, Danilo Simon, Bruno Boschilia e Burno Pires estiveram em ação por um jogo. Neuza sequer foi escalada para dentro de campo e até agora auxiliou a equipe do VAR.

A esperança para as mulheres fica na última rodada da primeira fase, ou seja, haverão jogos apenas para cumprir tabela porque algumas seleções já estão eliminadas. Pode ser que haja a escalação de uma mulher para que obtenha experiência e em jogos de “mata-mata” a tendência será pela escolha por alguém “rodado” no universo do apito.

A FIFA não emitiu nenhum comunicado em relação a esse fato da “escassez” de mulheres como árbitras dentro do gramado. Caso isso persista, provavelmente vai receber reclamações e terá que se explicar publicamente.