Delação que acusa ministro alagoano pode ser confirmada na próxima semana

Dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), podem ser os primeiros a serem delatados por um dos sócios da OAS que tenta a delação premiada dentro do processo da Lava Jato.
Um dos suspeitos, conforme matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, é o alagoano Humberto Eustáquio Soares Martins, ex- subprocurador-geral do Estado de Alagoas e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Alagoas entre os anos de 1998 a 2002..
As negociações para a delação têm sido feita por advogados de Léo Pinheiro, o homem ‘forte’ da OAS.
Além de Humberto, o empreiteiro teria informações comprometedoras contra o também ministro do Supremo, o carioca Benedito Gonçalves.
Mas é contra o alagoano que as acusações seriam mais comprometedoras. Humberto teria recebido dinheiro para ‘facilitar’ processos contra o OAS na Corte Superior da Justiça. Léo Pinheiro estaria disposto a detalhar como foram pagos os valores que teriam sido entregues ao advogado Eduardo Filipe, filho do ministro Humberto Martins. O advogado atuava na defesa da empreiteira.
E os executivos teriam dito que o dinheiro da OAS teria sido repassado alagoano Humberto Martins por meio de seu filho, Eduardo Filipe. Advogado com escritório em Brasília e atuante junto ao STJ, o filho do ministro também teria se beneficiado dos repasses. O empresário também propõe acordo de delação ao Ministério Público Federal (MPF).
Humberto Martins, hoje vice-presidente do STJ, tem evitado a imprensa e através de sua assessoria encaminhou uma nota as redações alegando que nunca teve relações pessoal ou profissional com funcionários da empreiteira.
Já o filho, em outra nota, informou que “nunca advogou para a OAS nem mantém relacionamento pessoal com funcionários da empresa”.
O acordo para que Léo Pinheiro fale aos procuradores da Lava Jato deve ser finalizado na próxima semana.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
