Canteiro central do Benedito Bentes será reordenado nesta segunda (30)
Ação faz parte do Plano de Ordenamento dos Espaços de Uso Coletivo da Cidade de Maceió

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social inicia nesta segunda feira (30) o ordenamento do canteiro central da Avenida Benedito Bentes, principal via de acesso ao Conjunto Benedito Bentes II. A operação vai abranger uma área que tem início no Caíc e vai até o final do canteiro, incluindo regiões próximas. Os ambulantes serão realocados para o mercado público do bairro.
A ação faz parte do Plano de Ordenamento dos Espaços de Uso Coletivo da Cidade de Maceió, desenvolvido para adaptar e produzir ambientes acessíveis e confortáveis para a população. O objetivo é reordenar o local, por meio de ações de orientação, fiscalização e mudanças estruturais, tornando-o mais acessível, integrado e satisfatório para a população, visando maior segurança para os feirantes, clientes e a comunidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de atividades comerciais que atendam a uma visão de respeito e sustentabilidade com o meio ambiente.
Outras ações serão realizadas para melhorias da região, a exemplo de iluminação, segurança, poda de árvores, calçamento, limpeza e organização do trânsito e do ambiente para que os moradores tenham a tranquilidade de passar pelo local sem correr risco de acidentes por conta da obstrução das vias.
As atividades estão sendo realizadas pela Semscs, em parceria com outros órgãos municipais – Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Secretaria Municipal de Infra Estrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). As ações contam com o apoio das secretarias municipais de Governo (SMG), de Assistência Social (Semas) e de Comunicação (Secom).
Ações
Durante a semana, foi mantido o diálogo com os ambulantes. O secretário e a equipe técnica da Semscs reuniram-se com representantes da Associação dos Feirantes do Benedito Bentes II para apresentar o plano de ordenamento, suas etapas, bem como para ouvir suas sugestões e necessidades. Os técnicos mostraram os problemas decorrentes do comércio no canteiro central e no passeio público, como obstrução de vias, falta de segurança e de estrutura mínima para o trabalho dos próprios ambulantes, clientes e transeuntes.
O projeto de ordenamento está dividido em etapas. No sábado (28) foram entregues notificações para que os ambulantes desobstruíssem o canteiro central e áreas adjacentes até o dia 29. Foi feito também um cadastro, cujo resultado será comparado com as informações existentes e os dados passados pela Associação dos Feirantes.
Em reunião ocorrida no domingo (29), foram realinhados todos os aspectos da operação. Nesta segunda (30), a Semscs inicia, com apoio da SMTT, a demarcação de 210 espaços na área do estacionamento do Mercado Público do Benedito Bentes I. Também será feito o sorteio para redistribuição entre os feirantes de 67 boxes que estavam desocupados dentro do mercado e durante toda a operação, agentes da Semscs e dos demais órgãos envolvidos na transferência estarão no local para prestar mais informações sobre a realocação.
A operação de remoção está prevista para começar às 7h, com a retirada dos bares e similares, que funcionam irregularmente no canteiro e adjacências. Nesta segunda também terão início as ações de apoio para a transferência das barracas – por setor e atividade comercial, bem como apoio para o descarte e remoção de materiais abandonados pelos proprietários.
O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, explica que esses bares apresentam preocupação para o poder público, especialmente no que diz respeito à presença e aliciamento de menores. “Está sendo realizado um trabalho de inteligência para detectar esse tipo de ação naquele e em outros locais da capital para coibi-las”, afirma.
O secretário avalia que as mudanças vão melhorar a tranquilidade pública e a sensação de conforto e segurança, uma vez que “a ação está sendo acompanhada com expectativa pela comunidade, porque existe um clamor daquela população e é importante dizer que esses feirantes estão em área proibida e agora eles vão passar para uma situação de legalidade, ter acompanhamento do município, avaliação dos órgãos que fazem parte da gestão, além de segurança e infraestrutura”, ressalta.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
