Após denúncias, Justiça determina interdição de celas da Delegacia de Piranhas
A Defensoria Pública de Alagoas, com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), ajuizou Ação Civil Pública que teve pedido aceito pela juíza da Comarca de Piranhas, Amine Mafra Chukr Conrado, interditando as celas da delegacia do município localizado na região sertaneja.
A decisão (tutela provisória) proíbe a permanência de novos presos por mais de 24 horas nas celas da delegacia de Piranhas, sendo que os presos deverão ser remanejados à Casa de Custódia, sob pena de multa diária pessoal ao Secretário de Segurança Pública (SSP) no valor de R$ 500,00 por preso que permanecer na carceragem do distrito policial.
Se o gestor da SSP/AL que não informar o local de custódia dos presos transferidos, também cabe multa no valor de mil reais por dia. A magistrada deu prazo de 24 horas ao delegado de Piranhas, quando notificado, para informar que a decisão foi cumprida, sob pena de responder judicialmente.
A Procuradoria Geral do Estado contestou a decisão publicada em 19 de dezembro, alegando que o Judiciário não pode interferir na política pública do Poder Executivo. No entanto, a justificativa não foi aceita pela magistrada.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, vem denunciando os descasos por parte do Governo do Estado e o compromisso da Delegacia Geral em prejudicar o trabalho dos policiais civis, pois o Delegado Geral está reativando as carceragens de várias delegacias, que foram desativadas há tempo, que é considerado um retrocesso na segurança pública.
Superlotada de presos, a Delegacia de Piranhas possui extrema precariedade, insalubridade e problemas estruturais que colocam em risco a integridade física e a saúde dos policiais, da população e dos detentos.
A carceragem não dispõe de iluminação e ventilação adequadas, não possui plano de prevenção de incêndio, saída de emergência e não há esgotamento sanitário.
A delegacia está cheia de carros e motos espalhados pelo pátio, acumulando lixo, poeiras e pragas. O alojamento contém materiais das delegacias, tornando o local impróprio para o descanso do policial. Há fiação elétrica exposta e infiltrações nas paredes. Todos esses problemas foram denunciados pelo Sindpol.
Últimas notícias
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
