Fiscalização: Arser e SMTT vão reestruturar operação de transporte coletivo
Atentas ao cumprimento do contrato celebrado entre a Prefeitura de Maceió e as quatro empresas concessionárias que atuam com transporte coletivo na capital, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) estão encampando uma série de ações com o objetivo de assegurar a execução dos termos firmados na concessão.
Desde o final da última semana, a SMTT deflagrou a operação de fiscalização batizada Coletivo Seguro. Nas primeiras imersões às empresas, foi registrado um expressivo número de irregularidades nos ônibus vistoriados: do estado de conservação dos veículos à idade de fabricação da frota, entre outros itens.
Se a fiscalização in loco é atribuição da SMTT, já há um entendimento interno de que a Arser – por se tratar do efetivo organismo de regulação na administração municipal – passe a fiscalizar o cumprimento das cláusulas contratuais.
Por isso, diante dos resultados iniciais das operações, a agência encaminhou despacho, nesta quinta-feira (12), a SMTT e ao Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas (MPC/AL) cujo teor indica a abertura de “processo administrativo para a apuração das faltas verificadas nos ajustes firmados”. Entre pontos aferidos estão a não constituição do Consórcio Operacional e a não realização dos investimentos e adequação das frotas.
“A fiscalização resultou em um laudo em que foi percebido um descumprimento contumaz de várias cláusulas do contrato de concessão. Nós vamos dar o tratamento processual à questão”, aponta Ricardo Wanderley, diretor-presidente da Arser, que observa a garantia de defesa legalmente dada às empresas. “Isso tem que ser oportunizado às concessionárias”, ressalta.
Transparência
Por outro lado, as empresas devem cumprir plenamente os termos do acordo. E embora entendidas como parceiras, vencedoras de processos licitatórios pautados pela transparência, “isso não lhes dá uma senha para descumprir o que elas mesmo celebraram”, reforça o gestor.
A Prefeitura garante que a fiscalização será permanente, realizada com imparcialidade e pautada pela lei que rege os contratos. “O superintendente Antônio Moura e os fiscais da SMTT estão de parabéns. Atuaram em horários fora do expediente, com muita parcimônia e contundência, e fizeram essa fiscalização”, enaltece Wanderley.
Para ele, o objetivo é assegurar o que é melhor para o usuário maceioense. “E como o melhor para o cidadão corresponde ao estrito cumprimento dos contratos, é isso que vamos buscar”, complementa. A lembrar que, recentemente, a própria gestão municipal atuou e mediou com sucesso no debate sobre revisão tarifária.
Revisão e aprimoramento
Inicialmente, a SMTT permitiu às empresas um período de estabilização, mas agora entende que é o momento de aprimoramento da operação. “O superintendente Antônio Moura está com comportamento aguerrido, contundente, mas conectado com o interesse público, providenciando o que é necessário, com o apoio da Arser, para que essa operação seja sempre melhor”, avalia Ricardo Wanderley.
Se atual momento estabelece uma política de fiscalização, a próxima etapa deverá contemplar uma ratificação dos acertos e uma revisão das eventuais fragilidades do atual contrato. “Entendendo isso como um processo natural de qualquer concessão porque são contratos complexos e de longo prazo”, considera o diretor-presidente da Arser.
O resultado pode vir na forma da reestruturação ainda mais ordenada e eficaz da operação de transporte coletivo na capital. “Aguardou-se o tempo de cristalização da concessão. O tempo necessário para as operadoras e a própria administração mapear e visualizar a complexidade que representa essa operação. Agora é a hora de otimizar os serviços e isso passa pelo cumprimento dos contratos”, finaliza.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
