Filme sobre Freddie Mercury deve esconder polêmicas do cantor
No longa não será tratada da vida amorosa de Mercury.

Um dos lançamentos mais esperados do ano, o filme Bohemian Rhapsodycontará a história da banda Queen desde o surgimento até o show apoteótico que realizou no festival Live Aid, em 1985, em Londres.
Com Rami Malek no papel de Freddie Mercury, o projeto foi um dos mais conturbados do cinema atual. As interrupções na produção, mudança de elenco e até de direção fizeram com que o filme tivesse seguidos adiamentos antes de finalmente ficar pronto para chegar às telonas, em 2 de novembro deste ano.
No começo de tudo, em 2010, o ator escolhido para o papel do roqueiro era Sacha Baron Cohen, mas conhecido pelos filmes Borat e Bruno. Em 2013, ele explicou que deixou a produção por diferenças criativas.
E foi durante essa conversa com o radialista Howard Stern que ele deu a primeira pista sobre o estilo de filme que estavam fazendo. Segundo Cohen, a história seria mais focada na banda e não entraria em detalhes sobre a vida de Mercury, seus relacionamentos homoafetivos e o vício em drogas.
— Não deveria ter ficado tanto tempo envolvido, pois na primeira reunião, anos atrás, um dos membros da banda virou para mim e disse: "Este filme será ótimo, porque o que acontece no meio é excelente". Perguntei o que seria e ele respondeu: "Freddie morre, ué". Deduzi que seria como Pulp Fiction, em que o fim é o meio e o meio é o fim, mas ele disse: "Não, será normal". Perguntei então o que teria na segunda metade da cinebiografia e ele explicou: "Você sabe, vamos mostrar como a banda seguiu em frente fazendo sucesso". Aí eu falei: "Cara, ninguém vai querer ver um filme em que o protagonista morre de Aids no meio e a carreira de seu grupo continua".
Apesar disso, Cohen resolveu aceitar o papel e, aos poucos, convencer a equipe a dar um tom mais passional ao longa. Ele esteve envolvido no filme durante quatro anos, quando finalmente desistiu do papel.
Mudanças foram a regra
As mudanças atingiram também a direção. Dexter Fletcher chegou a assinar contrato para dirigir o filme, mas desistiu da ideia em 2014 ao se desentender com o produtor Graham King. Para o lugar dele, foi chamado Bryan Singer. No entanto, o profissional teve seu nome envolvido nas denúncias de assédio sexual em Hollywood no fim de 2017 e também abandonou o filme, resultando no retorno de Fletcher, que finalizou as filmagens em fevereiro deste ano.
Para substituir Sacha Baron Cohen, o preferido do músicos remanescentes do Queen e produtores do filme era o ator Ben Whishaw. Mas ele não aceitou o desafio, que em 2017 caiu no colo de Rami Malek. Apesar de não ser necessarimente parecido com Freddie Mercury, o astro de Mr. Robotconseguiu convencer com a caracterização realizada para o filme.
Com ele no elenco, as interrupções diminuíram e o projeto finalmente conseguiu ser concluído. No primerio trailer divulgado na terça-feira (15), é possível observar que o filme tem como foco principalmente a carreira musical de Freddie, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.
Sem polêmicas
Se depender dessas primeiras imagens e das declarações dos envolvidos, esta deverá ser uma cinebiografia com mais semelhança com o filme Rockstar do que com o longa que contou a história de Ray Charles.
O ex-diretor Bryan Singer deixou essa impressão em entrevista concedida em 2017.
— Vamos fazer um filme acessível que celebra a música. Um filme para todas as idades, mas que não foge da história.
Mercury terá uma imagem mais polida no filme. Mas Singer diz que o roteiro não exclui completamente as histórias polêmicas.
— Não será só sobre a história negra de Freddie, mas falando nesse assunto, isso também será homenageado. Existe um jeito de fazer isso — sem entrar nos detalhes de como estou fazendo — que foi discutido entre todos os participantes e nós sentimos que será homenageado, mas ao mesmo tempo, é sobre a música.
A cinebiografia está marcada para estrear em 25 de dezembro de 2018 nos Estados Unidos e em 2 de novembro no Reino Unido.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
