Política

Câmara divulga calendário de audiências pública e sessões solenes de junho

Atividades foram iniciadas na última sexta-feira (1º), no Plenário da Casa

Por Assessoria 04/06/2018 09h09
Câmara divulga calendário de audiências pública e sessões solenes de junho
Câmara Municipal de Maceió - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió definiu o calendário de audiências públicas e sessões solenes do mês de junho. Durante as audiências, o Legislativo abre espaço para que a população possa debater com diversos setores as questões de interesse da coletividade. Nelas, são apontados os problemas e apresentadas sugestões visando a solução. Já as sessões solenes são reservadas a homenagear pessoas e entidades que se destacam em suas áreas de atuação, com serviços prestados à população.  

As atividades começaram nesta sexta-feira (1), com sessão solene de outorga da Comenda Desembargador Mário Guimarães ao vice-almirante Wilson Pereira de Lima Júnior, diretor de Portos e Costas da Marinha de Guerra do Brasil. A comenda foi conferida por iniciativa do vereador Silvio Camelo (PV).

No dia 4, às 9h, na Câmara, será realizada audiência pública para tratar sobre o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. O debate foi proposto pelo vereador Siderlane Mendonça (PEN), com o objetivo de discutir proposições e alternativas para minimizar o grave problema.

O calendário segue com sessão solene, que será realizada no dia 7, às 9h, proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), e aprovada pelos demais parlamentares, para entrega de comendas e título de cidadão benemérito. A Comenda Dom Fernando Iório, destinada a homenagear personalidades que se destacam em prol dos direitos das pessoas idosos, será concedida a Karla Giacomini e à irmã Ana Ferreira; a Comenda Tiradentes, conferida aos que se destacam na prestação de serviços relevantes à classe odontológica, será outorgada a João Alfredo Tenório Lins; já a Comenda Zilda Arns Neumann, também destinada a pessoas que prestam serviços em defesa do idoso, será concedida a Crismédio Vieira Costa, que será agraciado ainda com o título de cidadão benemérito de Maceió.

Já no dia 8, às 9h, durante sessão solene proposta pelo vereador Dudu Ronalsa (PSDB), será concedida a Comenda Noraci Pedrosa a Gilvânia de Melo Santos.

No dia 11, às 9h, será realizada audiência pública para marcar o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Haverá ainda entrega do Título de Cidadã Benemérito de Maceió a Roseane Luna Quirino. A audiência e o título foram propostos pelo vereador Ronaldo Luz (MDB).

 Do calendário, que segue no dia 15, consta ainda audiência pública em alusão ao Dia Municipal do Albino, de acordo com a Lei Municipal nº 6.627/17, de autoria da vereadora Tereza Nelma, propositora do debate, que está marcado para as 9h.

À tarde, a partir das 14h, será realizada audiência pública e uma sessão solene para entrega da Comenda Dom Fernando Iório, por iniciativa da vereadora Fátima Santiago (PP). A audiência vai debater a “Importância do Fundo Municipal do Idoso para a municipalidade maceioense”.

No dia 18, às 14h, no Plenário da Câmara, haverá sessão solene, proposta pelo vereador Dudu Ronalsa, para entrega da Comenda Arthur Ramos à pedagoga Maria Helena Russo Lessa. A honraria é conferida a personalidades, entidades e instituições nacionais e locais que tenham prestado relevantes serviços na área de saúde em prol do município de Maceió.