Menino de 11 anos lê 230 livros em um ano e ganha prêmio
Sonho do garoto é ser escritor e jornalista e por isso pretender ler muito mais livros

Neste ano, o projeto "Escola de Leitores", em Macapá premiou o aluno da Escola Municipal Rondônia, Kauê Capiberibe, de 11 anos, que leu 230 livros durante o ano.
"Ler todos esses livros me trouxe muito conhecimento e sabedoria. Eu pretendo me tornar um escritor e jornalista um dia, por isso pretendo ler muito mais ainda," disse Kauê.
A organizadora do evento, professora Mariza Pinheiro, emocionou-se ao falar do projeto, que tem como objetivo tirar o Amapá entre as últimas posições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
"É o momento de perceber que nós temos potencial de melhorar através da educação e do incentivo à leitura. Não queremos mais ser o último estado brasileiro na educação básica, segundo diz o IDEB", explicou.
A professora Telma Nascimento, do colégio Rondônia, foi destaque neste ano e representou os professores do município. Ela criou projetos como o Piquenique Literário, Leitor Nota 10 e o Portfólio Inovador, no qual as crianças reescrevem o final da história de algum livro.
"Basta querer. Com amor e dedicação a gente consegue tudo o que quer e é importante passar isso para as crianças", disse a professora homenageada.
Telma reforça a importância dos estudantes em compartilhar suas histórias e experiências com os colegas, além de ser imprescindível, por parte dos professores, motivar os alunos, especialmente as crianças.
"Eu fui incentivando com desafios, premiando com medalhas, fazendo certificados e os ensinando a elaborar portfólios. Não se trata de ler por ler. A criança tem que saber contextualizar. Depois compartilhamos as experiências em sala de aula, isso ajuda na formação crítica dos alunos", ressaltou.
O prêmio Escola de Leitores valoriza o aluno que lê, escreve, trabalha oralidade, interpretação de texto e criticidade. Eles também apresentam um portfólio em sala de aula, contando suas experiências literárias.
A ideia é premiar, todos os anos, alunos que leem mais de 20 livros comprovadamente pelo caderno de registro dos professores. Mas o projeto surpreendeu ao constatar que inúmeras crianças alcançaram a meta de mais de 100 livros lidos.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
