Moradores do Pinheiro participarão de grupo de estudo sobre temores
O grupo, que integra moradores do bairro e técnicos da Prefeitura, colabora com a divulgação de informações oficiais
Para facilitar o acesso dos moradores do bairro Pinheiro aos estudos que buscam esclarecer o surgimento de rachaduras em imóveis e vias públicas da região, a Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil criou, em 2018, um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) composto por 26 representantes. O grupo, que integra moradores do bairro e técnicos da Prefeitura, colabora com a divulgação de informações oficiais sobre o estudo por meio de um contato direto e age como interlocutor entre o poder público e a comunidade.
Titular da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos explica que o Nudec é uma metodologia regulamentada pelo Governo Federal e permite que a população de áreas vulneráveis colabore com ações de prevenção e em situações de emergência, participando de treinamentos e sendo orientada a agir da forma adequada em casos de necessidade. No caso do Pinheiro, o Nudec se reúne mensalmente em sedes administrativas da Prefeitura, onde técnicos atualizam as informações sobre o andamento dos estudos e a situação local.
“O Nudec tem uma atuação importante e nos ajuda nesta interlocução com a comunidade. É um grupo semelhante aos já existentes nas áreas de risco de Maceió, que colaboram significativamente em períodos chuvosos. No Pinheiro, há moradores engajados e que têm, junto conosco, acompanhado o que vem sendo feito pelos técnicos do Serviço Geológico do Brasil e demais órgãos do Governo Federal que estão envolvidos nos estudos para esclarecer as causas das rachaduras no bairro. As reuniões são abertas e, mesmo que não seja integrante do Nudec, qualquer morador pode ter acesso aos encontros”, explicou Lemos.
O secretário de Defesa Civil de Maceió lembra, ainda, que as informações sobre os estudos também estão disponíveis na página oficial do Serviço Geológico do Brasil, responsável pelos trabalhos no Pinheiro. Na página, o cidadão pode acessar as perguntas e respostas mais frequentes sobre a situação do Pinheiro, a linha do tempo sobre o trabalho de monitoramento no local, previsões meteorológicas para a região e galeria de imagens, além de dados técnicos, como o Mapa de Feições de Instabilidade do Terreno e o Relatório Levantamento das Feições de Instabilidade do Terreno.
Veja também
Últimas notícias
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Ciclista morre após ser atingido por carro na AL-115, em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
