MPT discute criação de cooperativa de coleta seletiva no Eustáquio Gomes
Objetivo é proporcionar renda, trabalho digno e desenvolvimento sustentável à comunidade
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) deverão discutir, no próximo dia 30 de janeiro, no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, a criação de uma cooperativa de materiais recicláveis no local. O objetivo é proporcionar renda, trabalho digno e desenvolvimento sustentável à comunidade, por meio da coleta domiciliar dos resíduos reaproveitáveis.
As instituições, junto com a Unitrabalho Ufal e a associação de moradores do Eustáquio discutiram o assunto em audiência realizada nesta terça-feira, 15, na sede do MPT. A criação da cooperativa deve atender cerca de 1590 residências, além de mais 890 moradias no Conjunto Santa Maria, o que totalizará quase 2500 domicílios atendidos.
Para a procuradora do MPT Adir de Abreu, a criação de mais uma cooperativa na capital aumenta a importância social do trabalho oriundo da reciclagem, já que o MPT busca que os catadores sejam vistos como profissionais dignos perante a sociedade. Com a criação da cooperativa, segundo Adir, a busca pelo trabalho na reciclagem aumenta a oferta de coleta seletiva e soma-se à atuação - bem-sucedida – de cooperativas da capital que passaram a ser remuneradas pela coleta residencial, após a atuação do MPT e de instituições parceiras junto ao município de Maceió.
O presidente da Associação dos Moradores do Eustáquio Gomes, Marcos André Vasconcelos, afirmou que o objetivo é que os moradores se mantenham com o próprio trabalho e sejam remunerados de forma justa, já que, de forma avulsa, conseguem muito pouco por cada quilo de material coletado. “Se os moradores conseguirem se manter em cooperativa, nosso sonho já será realizado. Queremos que eles se tornem independentes por meio da atividade”, disse Marcos.
A reunião para discutir a criação da cooperativa acontece às 14h do dia 30, na associação de moradores, com a participação dos moradores, MPT, Slum e Unitrabalho. A associação já identificou cerca de 30 catadores avulsos no conjunto e deve verificar mais moradores interessados.
Cooperativa na parte baixa
Neste mês, foi liberado o recurso judicial para a implantação de um ponto de coleta seletiva (PEV) e para a compra de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores da Cooperativa dos Catadores do Bom Parto. A associação dos moradores, junto com o MPT e a Slum, fomentam a implantação da cooperativa de coleta seletiva no bairro para atender à demanda da reciclagem na parte baixa da capital.
Veja também
Últimas notícias
Mendonça libera para plenário do STF caso de mensagens entre Moraes e Vorcaro
Renan Filho reúne mais de 7 mil pessoas em caminhada no Benedito Bentes
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço
Acidente entre carro e moto deixa homem ferido na Rota do Mar, em Maceió
Caminhada de Arthur Lira reúne multidão em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
