Sistema da SMTT ajuda a mapear ocorrências nos coletivos
Denúncias só podem ser feitas por usuários do CittaMobi
Há um mês, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibilizou o Botão de Incidente Grave (BIG) no aplicativo CittaMobi. Desde então, usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) têm a possibilidade de notificar, remotamente, ocorrências no transporte coletivo da capital. As informações fornecidas pelos maceioenses são enviadas para instituições de segurança e colaboram com as ações de prevenção desenvolvidas na cidade.
No aplicativo, o mesmo utilizado para monitorar os horários dos ônibus, são disponibilizadas quatro categorias, nas quais o usuário poderá selecionar entre violência, assalto à mão armada, assédio sexual e outros. Desde que foi implantado, em dezembro do ano passado, já foram contabilizadas 52 notificações.
As denúncias só podem ser feitas por usuários do CittaMobi que possuírem dados pessoais previamente cadastrados no aplicativo, como o CPF e e-mail. “Para facilitar o entendimento, é importante que o cidadão ao descrever a situação apresente o máximo de detalhes. Também é importante que seja apresentada opções de contato para que a SMTT possa acioná-lo, caso necessite de mais informações”, explica a diretora do SIMM, Paula Isanelle.
Os dados obtidos pela Superintendência são repassados, mensalmente, à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para as devidas providências. “Consideramos uma ferramenta importante por fomentar estatísticas e mapear os locais onde acontecem tais ocorrências. Com base nesses dados, a SSP consegue desenvolver ações com o intuito de reduzir os números da violência nos coletivos”, avalia Isanelle.