Sistema da SMTT ajuda a mapear ocorrências nos coletivos
Denúncias só podem ser feitas por usuários do CittaMobi

Há um mês, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibilizou o Botão de Incidente Grave (BIG) no aplicativo CittaMobi. Desde então, usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) têm a possibilidade de notificar, remotamente, ocorrências no transporte coletivo da capital. As informações fornecidas pelos maceioenses são enviadas para instituições de segurança e colaboram com as ações de prevenção desenvolvidas na cidade.
No aplicativo, o mesmo utilizado para monitorar os horários dos ônibus, são disponibilizadas quatro categorias, nas quais o usuário poderá selecionar entre violência, assalto à mão armada, assédio sexual e outros. Desde que foi implantado, em dezembro do ano passado, já foram contabilizadas 52 notificações.
As denúncias só podem ser feitas por usuários do CittaMobi que possuírem dados pessoais previamente cadastrados no aplicativo, como o CPF e e-mail. “Para facilitar o entendimento, é importante que o cidadão ao descrever a situação apresente o máximo de detalhes. Também é importante que seja apresentada opções de contato para que a SMTT possa acioná-lo, caso necessite de mais informações”, explica a diretora do SIMM, Paula Isanelle.
Os dados obtidos pela Superintendência são repassados, mensalmente, à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para as devidas providências. “Consideramos uma ferramenta importante por fomentar estatísticas e mapear os locais onde acontecem tais ocorrências. Com base nesses dados, a SSP consegue desenvolver ações com o intuito de reduzir os números da violência nos coletivos”, avalia Isanelle.
Veja também
Últimas notícias

Programa Moradia Legal em Penedo avança para zona rural

Homem com extensa ficha criminal sofre tentativa de homicídio em Mata Grande

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Penedo

Homem que tentou matar o irmão e a própria companheira é preso em Olivença

Prefeitura de Belém em Alagoas contrata Amado Batista por R$ 520 mil sem licitação em cidade com 4 mil habitantes

Prefeitura de Maceió publica edital de licitação para novo Mercado da Produção ainda em abril
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
