Judiciário trabalha para garantir eleições dos conselhos tutelares em AL
‘O sistema de Justiça deve garantir que essa eleição seja tranquila’, afirmou a juíza Fátima Pirauá, em reunião com o presidente Tutmés Airan

As eleições dos conselhos tutelares de todo o Brasil estão previstas para o dia 6 de outubro de 2019, e o Judiciário de Alagoas está mantendo contato com as autoridades competentes para que as votações transcorram da melhor forma nos municípios alagoanos.
O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan de Albuquerque, e a juíza Fátima Pirauá, coordenadora estadual da Infância e Juventude (Ceij), discutiram o assunto em reunião nesta quarta-feira (30). Também participaram representantes de organizações ligadas à causa.
Conforme discutido no encontro, para que ocorram as eleições dos conselhos tutelares, é necessário que o Conselho Estadual e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente estejam em pleno funcionamento.
“Se não forem reativados os conselhos estadual e municipais, não vão existir conselheiros tutelares, o que seria um retrocesso muito grande na política de atendimento à criança e ao adolescente”, disse Tutmés Airan. “Quem chega na casa onde está havendo uma possível violação de direitos é o conselheiros tutelar”, explicou.
A juíza Fátima Pirauá ressaltou que é de interesse do Judiciário que esses órgãos funcionem devidamente. “Todo o sistema de Justiça deve garantir que essa eleição seja transparente, limpa e tranquila. A função dos conselhos tutelares é importantíssima para a proteção das crianças e adolescentes, por isso todo o sistema de Justiça encampa essa causa”.
O presidente Tutmés Airan já solicitou apoio do Tribunal Regional Eleitoral a fim de que sejam cedidas urnas eletrônicas para pleito. Também solicitou ao governo do Estado que dê posse aos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Participaram da reunião Hamilton Ramos Azevedo, secretário executivo da Ceij; Nelma Nunes, coordenadora geral do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat); Maria Prazeres Batista, representante do Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas; e Wellington Vasconcelos, diretor da Farol Consultoria.
Últimas notícias

Programa defendido por Daniel Barbosa vai garantir livro didático para 47 milhões de estudantes da rede pública

Secretário Marcos Beltrão lidera reunião para construção do novo PPA de Coruripe

Corpo é encontrado em área de difícil acesso do Rio Paraíba, em Cajueiro

Acusado de latrocínio de instrutor de dança é condenado a mais de 22 anos de prisão

Deputado Leonam vota contra doação gratuita de terreno à prefeitura do Sertão

Suspeito de envolvimento com homicídios é preso com drogas em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
