Procon Maceió registra oito mil atendimentos a consumidores
Em dois anos de atuação, o órgão municipal realizou mais de oito mil atendimentos

Garantir os direitos do consumidor. É com esse foco que o Procon Maceió atende os cidadãos com ações mediadoras, educativas e fiscalizadoras, além de autuar irregularidades que ferem o Código de Defesa do Consumidor. Em dois anos de atuação, o órgão municipal realizou mais de oito mil atendimentos e atuou em três mil processos.
A vendedora Gilvanete dos Santos tinha uma dúvida sobre o contrato do plano de saúde da mãe, Maria José, de 72 anos. Ela aproveitou que estava no Centro e foi até o atendimento para pedir orientação. “O plano aumentou a mensalidade e fiquei na dúvida se isso é certo ou se há até possibilidade de ressarcimento do valor. Fui bem atendida aqui no Procon e voltarei aqui com minha mãe e os documentos que pediram”, contou.
Assim como Gilvanete, os demais consumidores contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar do Procon Maceió. O superindividamento com instituições financeiras, cobrança indevida na fatura, problemas com planos de saúde e telefonia são exemplos de casos que chegam ao órgão.
“Geralmente o consumidor chega desgastado após ter passado horas no Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa, retornado várias vezes ao estabelecimento, andar de um lado para o outro, ou seja, diversas tentativas de solução e, muitas vezes, o último amparo é o no Procon Maceió. O consumidor chega e encontra soluções para muitos problemas”, lembra o diretor-executivo do órgão, Leandro Almeida.
Foi o caso da Josefa Maria. A dona de casa comprou um liquidificador e não funcionou perfeitamente. Após voltar na loja e não ter sucesso com a troca e devolução do valor, só restou buscar ajuda no órgão de proteção ao consumidor.
“Não gostaria de estar aqui, porque a gente trabalha tanto para conseguir as coisas e ainda tem que passar por isso. A loja não me orientou com as informações que recebi aqui. Eu sabia que o Procon existe para essas pequenas causas e vim para ser orientada de como encontrar a solução”, relatou Josefa. “O atendimento foi ótimo, porque recebi atenção, me ouviram e agora estou entendendo a situação”, acrescentou satisfeita.
É em situações de imprevistos assim que os maceioenses procuram o serviço para orientações ou denúncias. “Tem casos de consumidores que chegaram com dívidas de mais de R$ 5 mil e saíram com acordo para pagamento de 10% desse valor. Então o consumidor sai satisfeito, porque é um órgão que atende a expectativa de quem é atendido. Solucionamos mais de 80% dos casos e há até demandas que ultrapassam a relação de consumo, mas quem chega aqui é orientado a buscar o órgão certo que pode atuar”, explica Almeida.
Dois anos
Reativado em 2017, o órgão já soma diversas atividades. A partir das necessidades da população, realizou projetos como o Procon Porta a Porta, com visitas de fiscais e atendentes aos bairros mais afastados, Procon Mirim, quando alunos são levados a um estabelecimento comercial, recebem orientações sobre o que os pais devem saber no ato da compra e ganham um certificado simbólico de Fiscal Mirim e palestras para consumidores e fornecedores, além de divulgação em parceria com diversos órgãos municipais.
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