Laudo sobre aterro sanitário deve ser apresentado na próxima semana
Local foi alvo de inspeção após denúncias sobre suposto vazamento de chorume

A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió foi alvo de uma inspeção do Ministério Público do Estado (MP-AL) e de órgãos de fiscalização na tarde desta quarta-feira (31) após denúncias de vazamento de chorume e do flagrantes de dois caminhões despejando o mesmo conteúdo em um canavial próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.
A vistoria contou com a presença do promotor Alberto Fonseca que falou sobre o motivo da visita. "Postagens em mídias sociais denunciavam um possível rompimento da barragem de chorume e vazamento. Mas nos foi garantido que não há risco eminente e a próxima etapa é a documentação para a renovação do licenciamento ambiental".
Gustavo Torres, superintedente municipal de Desenvolvimento Sustentável, avaliou a visita do MP-AL. "Para a gente é super importante em conjunto com todos os órgãos de fiscalização, para que a gente acabe com as fakenews, de imagens antigas de possíveis quebras de barreira, para mostrar que isso não existe. Nós fazemos a fiscalização desde a entrada do lixo a queima dos gases, e qualquer irregularidade, a empresa é autuada".
Foi apresentada para as autoridades e a imprensa a estação de tratamento do chorume na CTRS e as duas etapas que compõem o processo, a biológica e a fisicoquímica. "Processo avançado e que ao final temos um efluente límpido e cristalino", disse o gerente Regional Estre Ambiental, responsável pela CTRS, Daniel Sanchez.
Ele ainda disse que desconhece as denúncias feitas em situações de 2017. "Essa lagoa sempre teve estabilidade e sempre foi monitorada".
Já sobre os caminhões flagrados descartando chorume de forma irregular, ele se disse surpreso. "Imediatamente suspedemos o carregamento com a empresa e ficamos surpresos, pois todas as cargas saem da unidade com um documento chamado Manifesto de Transporte de Registro, e até o dia que houve o flagrante, 100% das cargas estão registradas como recebidas".
Mauricio Malta, engenheiro da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh), resumiu o que foi encontrado durante a vistoria. "Estamos aqui para dar uma laudo sobre as barragens, e até o momento não foi encontrada nenhuma irregulaidade, e como vocês viram são barragens de pequena altura que não apresentam risco".
Veja também
Últimas notícias

MPAL participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro

Ufal suspende concurso público para docente por tempo indeterminado

Prefeitura de Mata Grande cancela evento e decreta luto oficial pela morte de filho de secretário

Mulher fica confinada em casa após ser mordida pelo próprio cachorro em Palmeira dos índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
