Laudo sobre aterro sanitário deve ser apresentado na próxima semana
Local foi alvo de inspeção após denúncias sobre suposto vazamento de chorume
A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió foi alvo de uma inspeção do Ministério Público do Estado (MP-AL) e de órgãos de fiscalização na tarde desta quarta-feira (31) após denúncias de vazamento de chorume e do flagrantes de dois caminhões despejando o mesmo conteúdo em um canavial próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.
A vistoria contou com a presença do promotor Alberto Fonseca que falou sobre o motivo da visita. "Postagens em mídias sociais denunciavam um possível rompimento da barragem de chorume e vazamento. Mas nos foi garantido que não há risco eminente e a próxima etapa é a documentação para a renovação do licenciamento ambiental".
Gustavo Torres, superintedente municipal de Desenvolvimento Sustentável, avaliou a visita do MP-AL. "Para a gente é super importante em conjunto com todos os órgãos de fiscalização, para que a gente acabe com as fakenews, de imagens antigas de possíveis quebras de barreira, para mostrar que isso não existe. Nós fazemos a fiscalização desde a entrada do lixo a queima dos gases, e qualquer irregularidade, a empresa é autuada".
Foi apresentada para as autoridades e a imprensa a estação de tratamento do chorume na CTRS e as duas etapas que compõem o processo, a biológica e a fisicoquímica. "Processo avançado e que ao final temos um efluente límpido e cristalino", disse o gerente Regional Estre Ambiental, responsável pela CTRS, Daniel Sanchez.
Ele ainda disse que desconhece as denúncias feitas em situações de 2017. "Essa lagoa sempre teve estabilidade e sempre foi monitorada".
Já sobre os caminhões flagrados descartando chorume de forma irregular, ele se disse surpreso. "Imediatamente suspedemos o carregamento com a empresa e ficamos surpresos, pois todas as cargas saem da unidade com um documento chamado Manifesto de Transporte de Registro, e até o dia que houve o flagrante, 100% das cargas estão registradas como recebidas".
Mauricio Malta, engenheiro da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh), resumiu o que foi encontrado durante a vistoria. "Estamos aqui para dar uma laudo sobre as barragens, e até o momento não foi encontrada nenhuma irregulaidade, e como vocês viram são barragens de pequena altura que não apresentam risco".
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
