Laudo sobre aterro sanitário deve ser apresentado na próxima semana
Local foi alvo de inspeção após denúncias sobre suposto vazamento de chorume
A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió foi alvo de uma inspeção do Ministério Público do Estado (MP-AL) e de órgãos de fiscalização na tarde desta quarta-feira (31) após denúncias de vazamento de chorume e do flagrantes de dois caminhões despejando o mesmo conteúdo em um canavial próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.
A vistoria contou com a presença do promotor Alberto Fonseca que falou sobre o motivo da visita. "Postagens em mídias sociais denunciavam um possível rompimento da barragem de chorume e vazamento. Mas nos foi garantido que não há risco eminente e a próxima etapa é a documentação para a renovação do licenciamento ambiental".
Gustavo Torres, superintedente municipal de Desenvolvimento Sustentável, avaliou a visita do MP-AL. "Para a gente é super importante em conjunto com todos os órgãos de fiscalização, para que a gente acabe com as fakenews, de imagens antigas de possíveis quebras de barreira, para mostrar que isso não existe. Nós fazemos a fiscalização desde a entrada do lixo a queima dos gases, e qualquer irregularidade, a empresa é autuada".
Foi apresentada para as autoridades e a imprensa a estação de tratamento do chorume na CTRS e as duas etapas que compõem o processo, a biológica e a fisicoquímica. "Processo avançado e que ao final temos um efluente límpido e cristalino", disse o gerente Regional Estre Ambiental, responsável pela CTRS, Daniel Sanchez.
Ele ainda disse que desconhece as denúncias feitas em situações de 2017. "Essa lagoa sempre teve estabilidade e sempre foi monitorada".
Já sobre os caminhões flagrados descartando chorume de forma irregular, ele se disse surpreso. "Imediatamente suspedemos o carregamento com a empresa e ficamos surpresos, pois todas as cargas saem da unidade com um documento chamado Manifesto de Transporte de Registro, e até o dia que houve o flagrante, 100% das cargas estão registradas como recebidas".
Mauricio Malta, engenheiro da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh), resumiu o que foi encontrado durante a vistoria. "Estamos aqui para dar uma laudo sobre as barragens, e até o momento não foi encontrada nenhuma irregulaidade, e como vocês viram são barragens de pequena altura que não apresentam risco".
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
