Apesar de determinação da prefeitura, ônibus circulam cheios em Maceió
Internauta enviou imagem ao 7Segundos comprovando lotação
O risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) vem preocupando passageiros que precisam utilizar o transporte público da capital para cumprir os compromissos do dia a dia.
Um internauta procurou o 7Segundos, nesta terça-feira (23), para reclamar da superlotação que precisou enfrentar em um coletivo que fazia a linha Salvador Lyra/Ponta Verde.
Segundo ele, a quantidade de coletivos não está sendo o suficiente para atender a demanda de passageiros que aumentou nos últimos dias. Além da lotação nos coletivos, as cenas também mostram o desrespeito a uma determinação da prefeitura.
Recentemente, ficou estabelecido que os ônibus poderiam circular com passageiros em pé. Os veículos foram sinalizados sobre o local e a posição de segurança que os passageiros devem ficar dentro dos ônibus. Cada pintura foi colocada em local estratégico e respeitando a distância de um metros entre os passageiros e de costas para os passageiros sentados.
De acordo com o Decreto de nº 8.902 da Prefeitura de Maceió, “a quantidade de pessoas em pé dependerá do tamanho da carroceria, a qual poderá variar de 14 (catorze) a 20 (vinte) pessoas para os veículos convencionais, ou até inferior, nos casos de microônibus”. Porém, imagens mostram totalmente o contrário do distanciamento social que as autoridades orientam.

O 7Segundos contatou a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que informou, por meio de nota, que as fiscalizações para garantir o cumprimento do decreto municipal são realizadas diariamente pelos agentes e fiscais do órgão nos terminais de ônibus e nos principais corredores de transportes da capital.
Ainda segundo a SMTT, os veículos flagrados circulando com o número de passageiros acima do permitido pelo Decreto Municipal são notificados e autuados. "O órgão destaca ainda que a população pode auxiliar nas fiscalizações e denunciar qualquer tipo de irregularidade relacionada ao transporte público através do Disque SMTT, no número 118", informou.
Em caso de ônibus circulando com o número de passageiros acima do permitido pelo Decreto Municipal, o cidadão deve informar o nome da linha do coletivo, o número de série do veículo que está localizado na lateral e na traseira do ônibus, o horário e o ponto em que ocorreu a irregularidade, para que as medidas necessárias sejam adotadas.
Veja também
Últimas notícias
Feriadão da Consciência Negra: Hemoal com escala especial para doação de sangue
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Vídeo vazado com depoimento da filha do médico morto em Arapiraca será alvo de investigação
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
