Maceió registra 25 mortes durante ações policiais em 2020
Em plena pandemia houve 6.416 pessoas mortas pelas forças de segurança no país no ano passado.
Em 2020 o Brasil registrou o maior número de pessoas mortas por ações da polícia de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2013. Os dados estão presentes no 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (15). Alagoas registrou 87 mortes de pessoas pelas mãos da polícia, enquanto Maceió registrou 25 assassinatos.
A níveis nacionais, houve no país, 6.416 mortos pelas polícias Civil e Militar, por agentes de folga ou em serviço. Um ligeiro aumento de 1% na comparação com 2019.
Das capitais do Nordeste, três seis cidades se destacaram como pertencentes as 50 cidades com 55% das mortes registradas em todo o território nacional, sendo elas: Salvador (381), Fortaleza (57), Natal, (50), Aracaju (44), Maceió (25) e Teresina (18).
A capital alagoana aparece como sendo a segunda menor no número de mortes. Já no estado de Alagoas, foram registradas 87 mortes de civis pelas mãos da polícia.
Esses dados levantados fazem uma análise dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. E, por isso, difere do divulgado pelo Monitor da Violência em abril, já que Goiás não informou os dados para aquele levantamento e agora aparece com a segunda maior taxa de letalidade do Brasil e com 10% de todas as mortes registradas (leia mais ao final desta reportagem).
Como antecipado pelo Monitor da Violência, o Rio de Janeiro teve a maior queda no número absoluto de mortes: de 1.814 vítimas, em 2019, para 1.245, no ano passado. Uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender operações durante a pandemia da Covid-19 foi crucial para isso. Os dados mostram que a queda no registro de vítimas coincide exatamente com a decisão do STF, no dia 5 de junho.
Já o Amapá teve a maior taxa de letalidade policial: 13 mortos a cada 100 mil.
Concentração de mortes
De acordo com o Anuário, 50 cidades concentram mais da metade (55%) de todas as mortes cometidas por policiais no ano de 2020.
Elas estão distribuídas em 16 unidades da federação (AC, AL, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MT, PA, PI, PR, RJ, RN, SE e SP), incluindo suas 16 capitais. O estado do Rio de Janeiro se destaca com 15 municípios na lista. São Paulo e Bahia possuem 7 municípios cada um. O Pará tem 5 municípios na relação.
Veja também
Últimas notícias
MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar
Governador afasta secretário de saúde após investigação da PF sobre desvios milionários
Desembargador federal é preso pela PF na 2ª fase da Operação Unha e Carne; Bacellar é alvo de nova busca
Câmara aprova retirada de gastos em educação e saúde custeados pelo Fundo Social do arcabouço fiscal
Farra do INSS: presidente de ONG já foi preso por organização criminosa
Casa do Empreendedor de Arapiraca conquista Selo Ouro do Sebrae em Atendimento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
