Unidades de Saúde de Maceió oferecem cuidados para o controle do diabetes
No Dia Nacional do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção e do tratamento da doença
A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Uma doença silenciosa, mas que em casos graves pode levar à morte.
Por isso, nesta quarta-feira (26), data que celebra o Dia Nacional do Controle do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância do tratamento contra a doença e destaca a linha de cuidados ofertados à população pela rede de saúde pública da capital.
Em Maceió, a diabetes é combatida por meio de um trabalho diário que envolve inúmeras ações educativas e oferta de assistência integral aos cidadãos maceioenses, com atividades que vão desde a prevenção até o tratamento da doença.
Dentre os serviços ofertados aos maceioenses, a SMS dispõe das Unidades de Saúde com profissionais qualificados que promovem grupos com atividades de promoção à saúde com oficinas, dinâmicas, palestras para ampliar o conhecimento da comunidade sobre o diabetes. Para o atendimento desses pacientes é ofertada uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, nutricionistas e outras especialidades, com atendimentos de segunda a sexta-feira para pessoas com diabetes de risco baixo ou moderado.
Já para pacientes com alto risco de complicações decorrentes da doença, a Saúde dispõe do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CEDOHC). Situado no Bloco B do Pam Salgadinho, a unidade atende pacientes que apresentarem complicações decorrentes dessas três doenças. O local conta com equipe multiprofissional composta por profissionais como angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve ser encaminhado pela unidade de saúde que já faz o acompanhamento da doença por meio de relatórios de referência e contrarreferência.
“A função do CEDOCH é qualificar o atendimento já ofertado à população na Atenção Primária, ou seja, acolhemos os pacientes com quadros mais graves da doença e proporcionamos um atendimento diferenciado com total monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Fazemos, então, uma prevenção intitulada de secundária, pois evitamos que o usuário evolua para complicações extremamente graves como uma neuropatia, pé diabético ou até amputação de membros”, explicou Camila Moura, gerente de Atenção às Doenças Crônicas de Maceió.
Atividades físicas
As atividades físicas também são incentivadas como forma de estímulo ao bem-estar e promoção da saúde. Para isso, a SMS oferece os Núcleos de Atividades Físicas da Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde, projeto que tem a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis.
As atividades dos NAFs acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos. Maceió conta com Núcleos distribuídos no Vergel do Lago, Jacintinho, Feitosa, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Velho, Rio Novo, Salvador Lyra, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Guaxuma e Ponta da Terra. Todas as atividades realizadas são supervisionadas pelos profissionais que atuam nesses locais.