Projeto de Leonam visa conscientização sobre Neuralgia do Trigêmeo
Objetivo é ampliar divulgação em meios de comunicação sobre as as características da doença, suas causas e possíveis tratamentos
O deputado Delegado Leonam (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui a Política Estadual de Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo (pessoa com deficiência para todos os efeitos legais), no âmbito do Estado de Alagoas, com o objetivo de garantir direitos aos cidadãos afetados por essa condição. O projeto também institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo, a ser celebrado, anualmente, no dia 7 de outubro.
São diretrizes da Politica Estadual de Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo, a ampla divulgação em meios de comunicação sobre as as características da doença, suas causas e possíveis tratamentos dos sintomas constantes no rol de procedimentos do SUS; incentivo à consulta junto aos profissionais da área a saúde para que as pessoas afetadas possam receber o diagnóstico correto e mais célere possível; e promoção de interações entre pacientes, profissionais da área da saude e sociedade em geral para possibilitar a troca de experiências e informações; entre outras.
Leonam explica que a Neuralgia do Trigêmeo é uma condição médica extremamente debilitante, caracterizada por dores intensas no rosto que podem ser desencadeadas por atividades cotidianas simples, como falar, mastigar ou mesmo tocar levemente a pele. Ainda segundo o deputado, essa dor insuportável é muitas vezes comparada a choques elétricos, 0 que causa um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, com consequências graves a sua saúde fisica e emocional.
"Diante desse cenário, torna-se imprescindível a implementação de medidas que visem aumentar a conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo, bem como permitir acesso à direitos que possam garantir bem-estar dos cidadãos. A criação de uma politica estadual especifica para essa finalidade é fundamental para fornecer informações precisas e acessíveis sobre a doença, seus sintomas, causas e opções de tratamento disponíveis" , destaca o deputado Leonam.
Pelo projeto, o Chefe do Poder Executivo fica autorizado a celebrar convênios com órgãos públicos, bem como firmar termos de parceria com a iniciativa privada e com outros setores da sociedade civil, facilitando a realização de atividades, palestras e debates sobre os direitos específicos das pessoas portadoras da doença e seu diagnóstico. A matéria será lida no Plenário logo após o recesso parlamentar e em seguida encaminhada a comissão de Constituição e Justiça da Casa para emissão de parecer. Em seguida retorna ao Plenário para ser votada por todos os deputados.
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura propõe transformar legado de Kara Véia em Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas

Família de noiva flagrada com padre denuncia exposição nas redes

Prestes a se aposentar do STF, Barroso passa mal e vai ao hospital em Brasília

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

Gracyanne Barbosa é assaltada, tem armada apontada para cabeça e carro levado no Rio

Serial killer' presa diz que também matou cães; polícia de SP apura se ela envenenou 14 animais
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
