Mãe de bebê que morreu em UPA desabafa nas redes; suposto caso de negligência está sendo investigado
A pequena Aurora deu entrada na UPA no último domingo (22) com problemas de respiração

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, em Maceió, apura uma suposta negligência médica no caso da morte de uma bebê de 1 ano e 2 meses.
A pequena Aurora deu entrada na UPA no último domingo (22). Segundo a mãe, Kettly Ferreira, através de um relato publicado no Instagram (assista mais abaixo), a filha apresentava problemas de respiração.
Ainda segundo a mãe, a médica que atendeu Aurora teria informado que a menina estava com uma crise asmática. No entanto, Kettly disse que a bebê não era asmática.
Aurora morreu por volta das 12h. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) diz que a causa da morte foi por broncopneumonia (inflamação que afeta os pulmões).
Denúncia da mãe
Kettly Ferreira foi às redes sociais para denunciar supostas negligências médicas. Segundo ela, erros levaram à morte de Aurora.
— Ela chegou 'roxinha' por falta de oxigênio. Ela estava tentando puxar ar, e a médica não solicitou uma chapa do pulmão da minha filha, ela não auscultou o pulmão da minha filha com estetoscópio, ela não fez o mínimo. Disse que era crise asmática, sendo que ela não tinha [asma]. (Kettly Ferreira, mãe de Aurora)
Ainda de acordo com o relato da mãe, Aurora foi encaminhada duas vezes para a área vermelha. Na primeira, ela conta que o aparelho utilizado para verificar a saturação da menina não era adequado para crianças, e sim para adultos, o que teria influenciado na resposta da “saturação boa” e na volta da criança à ala pediátrica.
Em sequência, ela relata que a menina precisou voltar para a área vermelha após ter perdido o acesso ao soro e que as enfermeiras teriam dito que ela seria a culpada.
— Aconteceu outro erro médico. Tiraram a máscara que estava dando oxigênio a ela. Minha filha estava tão agoniada que ela ficava todo tempo deitada de bruços na maca, até que eu a peguei no colo e ela acabou perdendo o acesso do soro. As enfermeiras simplesmente disseram: 'Ela tirou o acesso por sua causa, sua filha vai voltar para a área vermelha por sua causa'".
Kettly fala que a médica que admitiu a criança a auscultou e teria identificado um “chiado” no peito. Segundo a mãe, ela teria saído em seguida e, antes de voltar, Aurora “já não estava mais ali”.
— Foi aí que a médica que admitiu aurora auscultou ela, disse que estava com um 'chiadinho' no peito e disse: 'Vou aqui e volto já', e foi embora. Quando eu chamei a Aurora, ela não estava mais ali. Ela ficou com aquele olhar gelado, paralisado".
A mãe ainda fala que ficava pedindo informações sobre o estado da filha, mas que teria demorado até receber um retorno.
"Nenhuma das médicas me disse o que a minha filha teve até então, era um laudo inconclusivo. No laudo que a médica deu, diz que tentaram reanimar a minha filha por 52 minutos. É mentira. Foi um quadro que evoluiu rápido, a Aurora faleceu por volta de 12h. Quando ela saiu dos meus braços, ela já estava morta".
O que diz a UPA
O Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pela gestão da UPA do Benedito Bentes, lamentou o falecimento e disse que, desde a entrada da paciente, a equipe seguiu todos os protocolos clínicos.
O ISAC confirmou, ainda, que realiza uma apuração através da Comissão de Óbitos, a fim de checar os detalhes do ocorrido.
Leia, abaixo, a nota completa.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes lamenta profundamente o falecimento da pequena Aurora e manifesta solidariedade à família neste momento de dor.
Desde a chegada da paciente, a equipe realizou todos os esforços possíveis para prestar o melhor atendimento, utilizando os recursos disponíveis e seguindo todos os protocolos clínicos. A criança recebeu assistência intensiva e a equipe trabalhou incansavelmente para estabilizá-la.
Neste momento, a unidade conduz uma apuração criteriosa, por meio de sua Comissão de Óbitos, para analisar cada detalhe do ocorrido, reafirmando seu compromisso com a transparência e a busca pela melhoria contínua dos serviços.
A UPA Benedito Bentes permanece à disposição da família para quaisquer esclarecimentos extras e reitera seu comprometimento com a saúde e a dignidade de todos os cidadãos que são atendidos diariamente.
*Estagiário sob supervisão
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
