TJAL promove Feira das Famílias Atípicas e fortalece empreendedorismo inclusivo
Ação integrou a Semana Estadual de Acessibilidade e reuniu 33 famílias empreendedoras na Praça Deodoro
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta quinta-feira (4), na Praça Deodoro, em Maceió, a Feira das Famílias Atípicas Empreendedoras, iniciativa que reuniu 33 famílias que comercializam artesanato, alimentos e bijuterias. A atividade integra a programação da Semana Estadual de Acessibilidade e buscou fortalecer o empreendedorismo inclusivo e dar visibilidade ao trabalho de famílias atípicas.
A ação no Centro da capital alagoana contou com a participação de diversos órgãos parceiros. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) esteve no local realizando emissão de títulos de eleitor; o SINE fez o cadastro de pessoas com deficiência em vagas de emprego; a Defensoria Pública ofereceu orientação jurídica gratuita; a Secretaria de Saúde executou serviços como aferição de pressão arterial e testes de glicemia; e o Senac disponibilizou cortes de cabelo para o público.
Para Luciana Ebrahim, coordenadora da Divisão de Acessibilidade do TJAL, as parcerias reforçaram o caráter inclusivo da iniciativa. “Através das parcerias com o TRE, SECDEF e SINE, estamos trazendo mais do que acessibilidade: estamos trazendo, verdadeiramente, a palavra ‘inclusão’”, destacou.
A desembargadora convocada Adriana Carla esteve presente no evento e ressaltou a relevância social da feira. “Essas pessoas estão aqui vendendo e oferecendo seus produtos para gerar renda para suas famílias. Devemos ser solidários e contribuir, porque isso é extremamente relevante para a sociedade”, afirmou.
Inclusão e visibilidade
Para a comerciante Cássia Fernandes, a feira representa uma oportunidade de acolhimento e reconhecimento. “É muito importante as pessoas acolherem o projeto, acolherem as famílias atípicas. A sociedade está vendo que estamos retornando ao mercado de trabalho”, disse.
Ana Cláudia, supervisora do programa de ações da SECDEF, reforçou a importância da visibilidade proporcionada pelo evento. “Nosso objetivo é empoderar as pessoas com deficiência e mostrar que elas são capazes”, enfatizou.
A criadora do projeto Famílias Atípicas Empreendedoras, Luana Rodrigues celebrou o espaço oferecido pelo Judiciário. “O Estado e a sociedade precisam abrir as portas e o coração para essas famílias — e aqui isso foi feito, no Tribunal de Justiça”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
FunBrasil inaugura Unidade CER-III em Maceió e amplia oferta de serviços especializados em saúde
Hospital Ib Gatto Falcão contribui para a detecção precoce e orientação no enfrentamento à hanseníase
Mais de 27 kg de maconha e cocaína, avaliados em R$ 120 mil, são apreendidos em Arapiraca
Homem que encomendou morte de supervisor do CRB pediu orações e perdão em suposto áudio vazado
Nomes ligados ao Banco Master e BRB depõem no STF nesta terça-feira (27)
Câmeras flagram imagens da fuga de suspeito de mandar matar supervisor da base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
