Programa de aprimoramento de pequenos negócios será expandido em Alagoas
Com a liberação de R$ 2 milhões, projeto ampliará as ações desenvolvidas há mais de dez anos no Estado

Em 2004, grupos alagoanos de segmentos produtivos semelhantes e situados em uma mesma região territorial começavam a ganhar um reforço importante no desenvolvimento dos seus negócios com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL). Agora, depois de quase quinze anos de atuação, o projeto do Governo do Estado será fortalecido e expandido graças à aprovação, no último dia 10, de R$ 2 milhões em recursos liberados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Reformulado e com objetivos ampliados para além das atividades de capacitação e acompanhamento já realizadas pelo PAPL, o programa traz uma proposta atualizada para o aprimoramento de pequenos empreendedores do interior do Estado. Conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/AL, o projeto, agora intitulado Alagoas Maior, se prepara para entrar em um novo momento de ação junto às organizações coletivas.
Com público um pouco mais restrito e qualificado, as atividades de potencialização de vocações de negócios alagoanas terão inicialmente como foco três regiões territoriais: Sertão, Agreste e Serrana dos Quilombos. Após serem identificados como potenciais polos de fomento de pequenos empreendedores, os grupos localizados nestas áreas continuarão recebendo capacitações dirigidas e ainda poderão contar com duas novidades garantidas pelo programa, a entrega de equipamentos produtivos e apoio à prospecção e abertura de novos mercados.
Cenário de crescimento
Bem próximo de começar oficialmente suas operações no Estado, o programa Alagoas Maior abre caminhos para a consolidação de um contexto de crescimento da interiorização do desenvolvimento econômico. As novas diretrizes são apontadas pela assessora especial da Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas.
“A ideia é que o Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, funcione como uma espécie de aceleradora para estes grupos produtivos, possibilitando que eles alcancem mercados locais e nacionais. Quando trabalhamos de forma integrada, identificando as necessidades de cada setor individualmente, conseguimos traçar estratégias e definir o planejamento necessário para o funcionamento das atividades”, salienta a assessora especial.
Veja também
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
