Hospital e sítio arqueológico geram empregos e dinamizam o turismo
Governador em exercício Luciano Barbosa visitou obras do Hospital Regional e o Fortim Bass

As obras do Hospital Regional do Norte e o sítio arqueológico do Fortim Bass, localizados em Porto Calvo, receberam nesta terça-feira (4) a visita do governador em exercício, Luciano Barbosa, que destacou o papel estratégico dos equipamentos para a promoção do turismo histórico e a geração de empregos no município.
Com 68% dos serviços concluídos, inclusive toda a parte de infraestrutura, o Hospital Regional do Norte tem atualmente 116 funcionários trabalhando, sendo 90% deles oriundos da mão de obra local. A unidade vai oferecer 123 leitos numa área construída de 11.320 m², a partir de um investimento de R$ 30,7 milhões de recursos próprios do Estado.
"Eu visitei as obras do Hospital no início e agora vejo como elas estão avançadas. Nessa velocidade, a ideia é que a gente consiga terminá-las até o final do ano e colocar o hospital em funcionamento até meados do ano que vem. É uma obra importantíssima para o nosso estado porque ela trabalha um dos pilares que o governador Renan Filho sempre fala, que é a proximidade. Nesse princípio, temos feito uma rede de hospitais que vai de Delmiro Gouveia a União dos Palmares, Maceió e Porto Calvo”, afirmou Barbosa, lembrando do Hospital Metropolitano e do Hospital da Mulher, em Maceió, e dos hospitais regional do Sertão e da Mata, todos em construção, com investimentos da ordem de R$ 200 milhões.
“O governador Renan Filho sempre dialoga para que as empresas responsáveis pelas obras do Estado priorizem a contratação de mão de obra local. Isso é uma maneira da gente combater o desemprego”, observou o governador em exercício. No total, as obras do Governo de Alagoas nas áreas de Saúde e Infraestrutura empregam cerca de 10 mil alagoanos em todas as regiões do estado.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a construção do Hospital Regional do Norte vai favorecer principalmente o turismo na região. “Aqui, uma média de 150 mil pessoas serão atendidas por mês. Na alta temporada do turismo, esse número vai quase que dobrar. O cidadão vai ter, tanto o cidadão alagoano quantos os turistas e visitantes, a segurança de ter perto dele um hospital com UTI, com centro cirúrgico de última geração, com centro de referência para exames de diagnóstico”, explicou Ayres, destacando também a realização de concursos públicos para a área.
“Após 16 anos, o governador Renan Filho está corrigindo uma carência de servidores da Saúde. Nós iremos gerar, somente aqui no hospital de Porto Calvo, em torno de 700 empregos. É uma obra que traz saúde pública ao interior e, com ela, emprego e renda para essa região tão importante do nosso estado”, disse o secretário.
Segundo o prefeito David Pedrosa, os reflexos da construção do hospital já podem ser sentidos na economia da cidade. “Essa é a maior obra que essa região já viu. O hospital vai salvar vidas e melhorar o fluxo de turistas na região, porque temos muitos turistas e eles vão se sentir mais seguros em um local com um hospital regional próximo. Nossa expectativa é de que esse equipamento gere mais de mil empregos em empresas que estão vindo para o município, além dos 700 dentro do próprio hospital”, avaliou Pedrosa.
As visitas também contaram com as presenças do secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, e do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aluízio.
Fortim Bass
Outra novidade na geração de empregos e dinamização do turismo em Porto Calvo será a abertura para visitação pública do sítio arqueológico do Fortim Bass, construção do século XVII que remonta ao período de ocupação holandesa no Litoral Norte alagoano, entre 1630 e 1654. A fortificação, tombada pelo Governo Federal como Patrimônio Cultural, foi descoberta em 2015, na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba, e era utilizada para defesa da área ocupada pelos holandeses contra as forças portuguesas e brasileiras.
Após restauração conduzida pelo Iphan, o Fortim Bass foi entregue oficialmente para a Prefeitura de Porto Calvo em maio deste ano. Na avaliação do governador em exercício, Luciano Barbosa, o sítio arqueológico surge como uma alternativa para a projeção internacional do Litoral Norte alagoano no cenário do turismo histórico e cultural.
“Com essa descoberta, a história do Estado de Alagoas fica ainda mais rica. Precisamos colocar isso no contexto do turismo. Como essa região já tem a vocação turística, é importante que a gente alie o turismo das paisagens de Alagoas à história que nós temos, envolvendo diversos povos que formaram a nação brasileira. Ações como essa fortalecem o povo alagoano e sua cultura, como também a nossa economia, dando a ela mais dinamismo”, destacou Luciano Barbosa.
O superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloíso, destacou a importância histórica do Fortim Bass e anunciou os planos do instituto para a atração de turistas para a região. “Temos trabalhado com o apoio efetivo do Governo do Estado no resgate da nossa cultura e da nossa história. Neste momento, visamos fazer um projeto do Parque Histórico da Batalha de Porto Calvo, onde os holandeses expulsaram as tropas portuguesas para Salvador. É um projeto para ser administrada pela iniciativa privada por meio de concessão. E estamos fazendo uma licitação para construir o acesso por ponte, para pedestres, à Ilha do Guedes, e um restaurante, tudo baseado em um conceito de sustentabilidade, mas gerando riqueza para o Estado”, revelou o superintendente.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil de AL prende em Aracaju condenado por homicídio com trânsito em julgado

Jovem é preso com arma de fogo e drogas durante patrulhamento da PM em Delmiro Gouveia

MP investiga Bolsonaro por associar Lula a regime de Assad, na Síria

Sesau promove mais de 700 atendimentos em mais uma edição do Programa Corações da Paz

Segunda edição da FEICUSAL destaca arte popular nordestina em Penedo

Em evento do agronegócio, Tarcísio cobra telefonema de Lula a Trump
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
