Taxa de desocupação em AL cai com aumento dos investimentos público e privado
Programa de benefícios fiscais do Estado foi um dos responsáveis pela conquista
Enquanto a taxa de desocupação no Brasil desponta com um índice de 12% no segundo trimestre de 2019, Alagoas registrou uma queda de 2,7% no número de pessoas sem trabalho e que tomaram ou não alguma providência efetiva para consegui-lo, no comparativo do segundo semestre de 2019 e 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com participação ativa nesta conquista, o programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), do Governo do Estado, foi responsável pela ampliação dos investimentos público-privados e pela geração de cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos nos últimos quatro anos.
Modernizadas e estruturadas, as políticas de incentivos fiscal e locacional conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) têm reflexo direto no aquecimento da economia e criação de novos postos de trabalho para a população. O programa funciona em sistema de contrapartidas: o Estado desonera o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e concede benefícios locacionais para as empresas que, ao se instalarem na região, injetam novos investimentos – que já somam R$ 3 bilhões desde 2015 –e, sobretudo, geram empregos para os alagoanos.
“Alagoas hoje é um dos estados do Brasil que mais investe com recursos próprios a partir da sua receita corrente líquida – mais do que o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul investem, por exemplo. Nosso trabalho é atrair investimento privado para complementar o investimento público, para que a gente mantenha um nível sustentável de investimento em Alagoas por alguns anos, transformando a realidade econômica e social do nosso estado", ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.
A pesquisa do IBGE aponta, ainda, que Alagoas apresentou queda na mesma taxa de desocupação no período que engloba o primeiro e o segundo trimestre de 2019, desta vez redução de 1,4%. Ao lado de AL, apenas outros nove estados da federação também registraram redução no índice: Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Veja também
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
