Turismo

Ecopark Sol e Mar com animais interativos em Maragogi vira atração turística de AL

Empreendimento localizado em Barra Grande faz muito sucesso

Por Maurício Silva 08/04/2022 14h02 - Atualizado em 08/04/2022 14h02
Ecopark Sol e Mar com animais interativos em Maragogi vira atração turística de AL
Turista pode interagir com cobras e outros animais no ecopark em Maragogi - Foto: Sol e Mar

O Ecopark e Pousada Sol e Mar, com animais interativos, virou um grande atrativo turístico de Alagoas. O empreendimento localizado na badalada Praia de Barra Grande tornou-se um verdadeiro sucesso no município de Maragogi, no Litoral Norte do Estado. O local que conta com 120 colaboradores tem chamado a atenção de turistas vindos de todos os lugares do mundo. 

O negócio iniciou apenas como pousada em Barra Grande há 26 anos e se tornou referência de sucesso em solo alagoano. Há quatro anos o empreendimento expandiu e ganhou o atrativo que virou a marca do negócio: o ecopark. O Sol e Mar também conta com uma loja de produtos personalizados, restaurante, bar de praia e 30 apartamentos.

As aves fazem muito sucesso no empreendimento em Maragogi. Foto: Sol e Mar

O empresário Murilo Loureiro veio do Recife com a família e contou como o negócio começou. “A pousada começou da parte dos meus pais, meu pai se aposentou, procurou qualidade de vida e veio morar em Barra Grande e montou a pousada. O início foi bem difícil: a gente foi a primeira pousada de Barra Grande, não tinha turismo e com o tempo as coisas foram acontecendo. Barra Grande é um lugar paradisíaco e o que faltava era só ser descoberto”, revelou ele acrescentando que em Barra Grande ficava a casa de veraneio dos pais há mais de 40 anos.

Murilo Loureiro é um verdadeiro apaixonado pelos animais. Foto: Sol e Mar

Murilo Loureiro comunicou como surgiu o ecopark. “O ecopark foi acontecendo! Quando o meu pai faleceu eu vim morar na pousada para ajudar minha mãe e trouxe os animais os animais legalizados que eu tinha na minha casa. Então os hóspedes começaram a ter contato com os animais, fotografar, colocar nas redes sociais e com isso vieram as fiscalizações dos órgãos ambientais. De tanto fiscalizar e saber que estava tudo certo, eles acabaram ficando amigos e pediram para a gente virar empreendimento porque o Estado não tinha nenhum local que pudesse receber esses animais de resgate, de maus tratos, nascidos sob cuidados humanos e assim que surgiu. Virou um diferencial!”, afirmou.

Animais bem cuidados

O Ecopark Sol e Mar é também um grande refúgio para os animais. São cerca de 120 espécies que estão ameaçadas de extinção, muitas delas com mutilações e com diversos bichos se recuperando. O local é um verdadeiro reino animal com espécies de cobras, jacarés, aves, onça, cutia, macacos, tamanduás, lobo-guará, peixes e tantos outros animais que fazem sucesso com a harpia e a píton reticulada (maior espécie de cobra do mundo).

Animais vivem em harmonia com os humanos no ecopark. Foto: Sol e Mar

Os animais que ficam no ecopark são muito bem cuidados e recebem a alimentação adequada. O refúgio das espécies conta com veterinários, biólogos, e demais colaboradores que passam por treinamento e que também contribuem com a reabilitação dos mais variados bichos. Nunca houve um registro de acidente no lugar.

Turistas encantados

Os turistas que visitam o Caribe Brasileiro ficam encantados com o lugar, como é o caso da Estefanny Francisca, que veio de Maceió. “É maravilhoso! Tem uma diversidade muito grande de animais. É muito bom que tem as informações sobre eles e o mais legal é saber que muitos deles foram resgatados. Nunca tinha vivido uma experiência dessa. Foi maravilhoso! É ótimo ter essa proximidade com a natureza” enfatizou.

Jornalista Maurício Silva interage com ave no ecopark. Foto: Isac Silva

A turista Vitória Pimentel dos Santos Ferreira veio da cidade de São Paulo e ficou maravilhada. “Experiência única! Coisa que você não tem chance de ter sempre ou todo dia mesmo, uma coisa única. Foi ótimo interagir com a cobra! Foi bem estranho no começo, mas depois que recebi a orientação que tenho que controlar o animal você vai pegando o jeito. Deu aquele friozinho na barriga no começo. Recomendo essa experiência única e também o atendimento dos funcionários faz toda diferença”, ressaltou.

A turista de São Paulo adorou interagir com as cobras. Foto: Isac Silva

Turismo aprova

O social media da Secretaria de Turismo, Eudes Santos, ressaltou a importância do equipamento para Maragogi. “O empreendimento Sol e Mar, como todos, já vêm há muitos anos contribuindo com o turismo da nossa cidade e o ecopark em especial se mostra diferencial turístico para os turistas que estão passando em nosso destino e querem outra coisa além do sol e mar, dos nossos atrativos e o ecopark é uma experiência de contato literalmente com a natureza, pois, os turistas podem ver e conhecer os animais. Além disso, tirar fotos e guardar recordações para levar para casa para os seus amigos e familiares e assim gira a nossa economia com diferencias turísticos”, disse.

Pousa e Ecopark Sol e Mar possui uma ótima estrutura. Foto: Isac Silva

Funcionamento

O Ecopark e Pousada Sol e Mar funciona todo dia e o setor de interação com os animais funciona das 9h às 16h com entrada inteira custando R$ 50,00. Hóspedes e pessoas portadoras de necessidades especiais não pagam. O empresário Murilo Loureiro informou que o ecopark recebe em média 120 pessoas por dia e que a meta do empreendimento é passar a receber 300 pessoas.

Dezenas de espécies de cobras vivem no lugar. Foto: Isac Silva