Cidades

18 De maio é marcado com caminhadas e ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Assessoria 18/05/2022 15h03
18 De maio é marcado com caminhadas e ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Campanha Faça Bonito: 18 de maio é marcado com caminhadas e ações - Foto: Assessoria

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) foi marcado por caminhadas durante toda a semana e por um conjunto de ações para mobilizar toda a população maragogiense a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parcerias com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O intuito do evento foi de ajudar crianças e adolescentes maragogienses a distinguir abusos físicos, sexuais e psicológicos, e também incentivá-los a denunciar e a quem denunciar. As ações preventivas ocorreram nas escolas do município e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além dessas atividades, houve também informativos que foram distribuídos para serem trabalhados na cidade.

“Essa ação visa fortalecer a defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. A campanha Faça Bonito objetiva alertar a comunidade para apoiar esta luta diária”, disse a coordenadora do Creas, Narah Vasconcelos. Vale ressaltar que a cor laranja da campanha faz alusão à gérbera, flor comum do Brasil, que representa fragilidade e vulnerabilidade.

Márcia Fidélis, secretária municipal de Assistência Social, ressalta a importância da causa. “Durante todo o mês de maio, intensificamos as ações de conscientização de combate ao abuso e à exploração sexual. Nosso compromisso é garantir os direitos e proteção às nossas crianças e adolescentes do município”, finalizou.

Maio Laranja

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973, aos 8 anos de idade.