Prefeito declara situação de emergência em Porto de Pedras
Município recebeu o maior volume de para o mês de junho em todo o Brasil

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), decidiu decretar situação anormal caracterizada como situação de emergência na cidade do Litoral Norte de Alagoas por conta das fortes e constantes chuvas. O decreto nº 10/2022 foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município de Porto de Pedras registrou o maior volume de chuvas para o mês de junho em todo o Brasil (524,9 milímetros, volume 55% maior que o esperado para todo o mês), sendo este um dado alarmante.
Para decretar situação anormal, o gestor também considerou que as chuvas intensas ocorridas no dia 30 de junho de 2022 que elevaram o nível dos rios que cortam o município e culminaram na ocorrência de danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados.
A gestão ainda considerou que a força da natureza vem acarretando uma série de deslizamentos e inundações em diversas localidades, inclusive os acessos à zona rural e assentamentos do município.
Com o decreto, a prefeitura autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. O decreto é válido por 180 dias.
Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, tudo sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Veja também
Últimas notícias

Lula embarca hoje para a Ásia; há expectativa de encontro com Trump

Petrobras recebe licença do Ibama para perfurar Margem Equatorial

Justiça afasta policiais militares envolvidos na morte de adolescente em Palmeira dos Índios

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil entre a noite de hoje e a madrugda

Supremo Tribunal Federal retoma julgamento dos réus do Núcleo 4 da trama golpista

Educação inicia entrega de kits do programa Foca o Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
