Arthur Lira determina voto presencial de deputados na próxima segunda
Presidente da Câmara quer garantir a presença física para votação de medidas provisórias, que rende atritos com o Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não vai permitir que os parlamentares registrem a presença e o voto de forma virtual na próxima segunda-feira (27). O objetivo é garantir a presença física dos deputados na Casa. A mudança na regra foi publicada na edição extra do Diário da Câmara dos Deputados desta quinta (23).
Pelas regras da Câmara, os parlamentares podem fazer o registro de presença pelo aplicativo lnfoleg nas sessões e reuniões deliberativas convocadas para as segundas e sextas-feiras. No entanto, as movimentações em torno da votação das medidas provisórias, que rende atritos entre a Câmara e o Senado, provocaram a excepcionalidade.
Queda de braço com o Senado
Os líderes partidários da Câmara marcaram para a próxima semana a votação de medidas provisórias. A ideia é analisar as pautas sem que elas passem pelas comissões mistas (Câmara e Senado), como ocorre atualmente, em razão de uma exceção aberta durante a pandemia de Covid-19.
A Câmara se opõe à volta ao rito normal, e as lideranças da Casa tentam alterar a composição das comissões, que é de divisão igualitária entre membros da Câmara e do Senado, mesmo havendo 81 senadores e 513 deputados. Os deputados querem proporcionalidade.
Sem acordo, Lira criticou o movimento do Senado de tentar a volta da tramitação normal, inclusive, com uma questão de ordem. "Era de se esperar bom senso do Senado, de que o que estava funcionando bem se estendesse", disse o presidente da Câmara.
Lira afirmou que a pauta do Plenário, de segunda a quinta-feira, "vai ser só de votação de 13 medidas provisórias" editadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por parte do Senado, o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) acordou o despacho das medidas provisórias do governo anterior para a apreciação da Câmara. No entanto, para as medidas do governo Lula, o impasse continua entre os presidentes das Casas.
Veja também
Últimas notícias

Ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, morre arrastado por correnteza no Rio Paraíba do Meio

PRF prende mulher por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Maceió

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores, em Atalaia

Prestes a perder espaço no governo, Paulão defende greve de educadores e tensiona relação com Dantas

Renan Filho trabalha para reverter impopularidade de Lula de olho na vaga de vice em 2026

Samu realiza parto em via pública na Avenida Fernandes Lima, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
