Saúde

Pronto atendimento em Unidade de Saúde salva vida de paciente em Porto de Pedras

Por 7Segundos, com Assessoria 15/06/2023 11h11
Pronto atendimento em Unidade de Saúde salva vida de paciente em Porto de Pedras
Pronto atendimento em Unidade de Saúde salva vida de paciente em Porto de Pedras - Foto: Reprodução

Uma ação rápida e precisa da equipe Reanimação Cardiopulmonar (RCP) que atende na Unidade de Saúde Aloisio Cunha, única 24 horas da Rota Ecológica dos Milagres, em Porto de Pedras, conseguiu salvar um paciente jovem que deu entrada no posto em parada cardiorrespiratória. O fato ocorreu no último fim de semana. 

O grupo coordenado pelo médico Israel Araújo da Silva é treinado para esse tipo de ação de emergência, mas o fato de a Unidade de saúde possuir equipamento adequado foi fundamental para o sucesso do trabalho. Após a constatação da parada cardíaca, com uso do equipamento DEA, a equipe RCP agiu e após um período de 30 minutos, conseguiu a ressuscitação. A equipe também foi responsável por todos os cuidados pós parada na unidade, e durante o percurso de transferência para o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, para onde o paciente foi transferido.

O aparelho Desfibrilador Externo Automático (DEA) desempenha um papel crucial na ressuscitação cardíaca, especialmente em situações de emergência. Ele é um dispositivo projetado para detectar ritmos cardíacos anormais, como a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso, e restaurar o ritmo normal por meio de um choque elétrico. “Em uma parada cardíaca cada minuto conta e o tempo de resposta imediato é crucial para aumentar as chances de sobrevivência. A Unidade que possui o equipamento, como em Porto de Pedras, oferece a equipe RCP condições de trabalho que garantam sucesso no procedimento”, disse o médico plantonista Israel Silva.

O prefeito Henrique Vilela e o secretário de Saúde, Marcelo Cunha, vêm trabalhando para a manutenção da Unidade 24 horas, tendo em vista o subfinanciamento existente na saúde que não cobre as despesas mensais com profissionais, medicamentos e manutenção. “Vamos lutar até o fim para garantir essa conquista para a população. Já apresentamos a situação ao secretário estadual de Saúde e parlamentares para que, juntos, ajudem Porto de Pedras a continuar com um serviço tão importante”, disse o gestor.