Rosa Weber pauta julgamento sobre descriminalização do aborto no plenário do STF
A ação será analisada entre os dias 22 e 29 de setembro
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, pautou o julgamento da descriminalização do aborto para entre os dias 22 e 29 de setembro, no plenário virtual. A Corte vai decidir a possibilidade de as mulheres interromperem legalmente a gestação até a 12ª semana.
A ação foi apresentada em 2017 pelo PSOL. O partido questiona os artigos 124 e 126 do Código Penal, que criminalizam a prática do aborto, e pede que eles sejam considerados inconstitucionais. A justificativa seria que os dispositivos questionados ferem princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.
Em 2018, a ministra Rosa Weber, relatora da ação, convocou uma audiência pública para debater o tema, por considerar que a discussão é um dos temas jurídicos “mais sensíveis e delicados”, uma vez que envolve razões de ordem ética, moral, religiosa e de saúde pública, assim como a tutela de direitos fundamentais individuais.
No julgamento de um caso específico na 1ª Turma do STF, em 2016, a magistrada — que se aposenta compulsoriamente no fim deste mês — entendeu que a interrupção voluntária da gestação no primeiro trimestre não é crime.
A legislação atual permite o aborto em apenas três casos: violência sexual; risco de morte para a gestante; ou feto com anencefalia, ou seja, má-formação do sistema nervoso central.
Veja também
Últimas notícias
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Após surto de Miningite, Saúde realiza vacinação de bloqueio em diversos pontos de Maceió
Denúncia de tiros assusta moradores na Orla de Penedo durante a madrugada
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
