Secretaria de Pesca de Maragogi reúne pescadores para fortalecer categoria
Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (14)
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) do município de Maragogi promoveu na manhã desta quinta-feira (14) uma importante reunião com pescadores para fortalecer a categoria. O encontro na cidade do Litoral Norte de Alagoas foi considerado muito proveitoso pelos participantes.
A reunião na sede da Semapa reuniu servidores da pasta; a presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), Maria José Santos ‘Fia’; representantes das associações de pescadores de Peroba, Barra Grande e São Bento, além da Colônia de Pescadores Z-15 e da Associação de Jangadeiros de São Bento. A Associação de Jangadeiros de Antunes vai ser informada sobre tudo que ocorreu no encontro.
Na pauta do encontro os assuntos principais foram o cumprimento da legislação quanto ao acesso às praias onde há atividades pesqueiras e a definição dos locais para uso dos pescadores (material e embarcações), além dos locais para concertos das embarcações.
O diretor de Pesca e Aquicultura, Luan Gomes, elencou pontos do encontro. “Justamente para ver a questão dos acessos às praias e conversar com eles para saber quais as demandas mais urgentes que precisam de solução no município”, disse.
Luan Gomes comunicou o que será feito nas próximas etapas. “A gente reuniu todas essas informações de reivindicações e vamos montar um Grupo de Trabalho e um Plano de Ação para poder levantar essas áreas de acesso, essas áreas para o pescador e reivindicar junto ao Ministério Público e aos órgãos competentes”, frisou.
A presidente da Fepeal destacou que o encontro foi positivo. “Essa reunião foi para um debate, a construção de pauta construtiva para que sejam beneficiados todos os pescadores do município de Maragogi. Isso é para fortalecer a nossa categoria, fortalecer a pesca. A pesca e o turismo são riquezas do nosso Estado e principalmente aqui em Maragogi. A gente precisa resgatar e fortalecer esse sentimento que é tão importante para a economia do município”, salientou Maria José Santos.
O pescador de São Bento, Rafael Cordeiro, também comentou sobre o encontro. “A reunião de hoje foi voltada para a questão do acesso às praias, que em São Bento está adiantada e a questão do espaço para os jangadeiros para guardar os equipamentos de pesca: ter um local para guardar as jangadas, fazer manutenção. Então, é necessário que a gente tenha essas áreas, que seja assegurado por lei, para que todos nós tenhamos um local para guardar nossas jangadas e fazer a manutenção”, frisou.
Com apuração de Isac Silva*