Secretaria de Pesca de Maragogi reúne pescadores para fortalecer categoria
Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (14)
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) do município de Maragogi promoveu na manhã desta quinta-feira (14) uma importante reunião com pescadores para fortalecer a categoria. O encontro na cidade do Litoral Norte de Alagoas foi considerado muito proveitoso pelos participantes.
A reunião na sede da Semapa reuniu servidores da pasta; a presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), Maria José Santos ‘Fia’; representantes das associações de pescadores de Peroba, Barra Grande e São Bento, além da Colônia de Pescadores Z-15 e da Associação de Jangadeiros de São Bento. A Associação de Jangadeiros de Antunes vai ser informada sobre tudo que ocorreu no encontro.

Na pauta do encontro os assuntos principais foram o cumprimento da legislação quanto ao acesso às praias onde há atividades pesqueiras e a definição dos locais para uso dos pescadores (material e embarcações), além dos locais para concertos das embarcações.
O diretor de Pesca e Aquicultura, Luan Gomes, elencou pontos do encontro. “Justamente para ver a questão dos acessos às praias e conversar com eles para saber quais as demandas mais urgentes que precisam de solução no município”, disse.

Luan Gomes comunicou o que será feito nas próximas etapas. “A gente reuniu todas essas informações de reivindicações e vamos montar um Grupo de Trabalho e um Plano de Ação para poder levantar essas áreas de acesso, essas áreas para o pescador e reivindicar junto ao Ministério Público e aos órgãos competentes”, frisou.
A presidente da Fepeal destacou que o encontro foi positivo. “Essa reunião foi para um debate, a construção de pauta construtiva para que sejam beneficiados todos os pescadores do município de Maragogi. Isso é para fortalecer a nossa categoria, fortalecer a pesca. A pesca e o turismo são riquezas do nosso Estado e principalmente aqui em Maragogi. A gente precisa resgatar e fortalecer esse sentimento que é tão importante para a economia do município”, salientou Maria José Santos.
O pescador de São Bento, Rafael Cordeiro, também comentou sobre o encontro. “A reunião de hoje foi voltada para a questão do acesso às praias, que em São Bento está adiantada e a questão do espaço para os jangadeiros para guardar os equipamentos de pesca: ter um local para guardar as jangadas, fazer manutenção. Então, é necessário que a gente tenha essas áreas, que seja assegurado por lei, para que todos nós tenhamos um local para guardar nossas jangadas e fazer a manutenção”, frisou.

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
