Moraes vota para condenar Roberto Jefferson a mais de 9 anos de prisão
Ex-deputado é acusado de incitação à violência contra os poderes da República, calúnia e homofobia

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou nesta segunda-feira (9) para condenar a 9 anos, 1 mês e 5 dias o ex-deputado Roberto Jefferson, por incitação à violência contra os poderes da República, calúnia e homofobia.
Jefferson foi preso preventivamente durante as investigações e, em uma das ocasiões, resistiu à prisão e atacou policiais a tiros e com granadas. A pena deverá ser cumprida em regime fechado.
No julgamento, que ocorre no plenário virtual da Corte e deve durar até sexta-feira (13), o ministro propôs, ainda, uma multa de R$ 200 mil por danos morais coletivos.
No plenário virtual, o relator lança no sistema o relatório e o voto sobre o processo em julgamento. Em seguida, os demais ministros podem se manifestar, com quatro opções de voto: acompanhar o relator; acompanhar com ressalva de entendimento; divergir do relator; ou acompanhar a divergência. Se houver um pedido de vista, a sessão é suspensa. Quando ocorre um pedido de destaque, o julgamento é reiniciado no plenário físico.
Jefferson foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República), que defende que ele teria incentivado a população a invadir as dependências do Senado Federal e agredir os senadores. Além disso, ele também teria defendido a explosão do prédio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ao detalhar os crimes cometidos pelo ex-deputado, Moraes afirmou que “não restam dúvidas” da ligação direta, “decorrente de incitação, com os atos criminosos que resultaram na invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, restando evidenciada a conexão entre as condutas atribuídas a Roberto Jefferson”.
O ministro comenta, ainda, que “o teor do movimento que culminou nos ataques aos edifícios-sede dos Poderes variava entre ataques antidemocráticos às instituições constituídas, em especial ao Poder Judiciário e ao Poder Legislativo”.
Últimas notícias

HGE registra mais de 300 atendimentos durante o Feriadão do Dia do Trabalhador

PM apreende 45 armas de fogo entre a última semana de abril e início de maio

Cerca de vinte papeleiras são destruídas por ação de vândalos, em Maceió

Polícia Científica vai realizar exame residuográfico no corpo de adolescente morto pela PM em Palmeira dos Índios
![[Vídeo] Buracos e lama atrapalham tráfego próximo ao Terminal de Ônibus no Centro de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/TL5yDn2SJ45BdB4lFMLsz-ohYRM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-05-05-094605.png)
[Vídeo] Buracos e lama atrapalham tráfego próximo ao Terminal de Ônibus no Centro de Arapiraca

Homem morre em piscina de chácara durante encontro com garotas de programas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
