CNJ e Ministério da Justiça lançam plano para reduzir superlotação em presídios
Plano estabelece mais de 300 metas que deverão ser cumpridas até 2027 para mudar o cenário do sistema penitenciário
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançaram nesta quarta-feira (12) o Plano Pena Justa. O projeto propõe mais de 300 metas a serem cumpridas até 2027 para mudar o cenário do sistema penitenciário nacional. Para a execução da ação foi assinado um acordo cooperação técnica entre CNJ, CGU (Controladoria-Geral da União), Ministério da Justiça e Segurança Pública e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O Pena Justa quer combater a superlotação e a má qualidade das vagas nas unidades prisionais. Também pretende evitar o ingresso e a manutenção de pessoas nas prisões além do tempo de sua condenação e apresentar um esforço para facilitar a ressocialização por meio do trabalho e da educação. O Brasil tem, hoje, a terceira maior população carcerária do mundo e muitas unidades prisionais estão superlotadas.
“Essas pessoas não foram condenadas a comer comida estragada, não foram condenadas a sofrer violências físicas ou sexuais nem a conviver com todo tipo de doença contagiosa. Seria de extrema perversidade do Estado achar que elas devem ser atiradas no lixo do sistema prisional. São pessoas que não perderam sua dignidade, apenas perderam sua liberdade”, disse o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal).
Uma das ações proposta pelo plano é o Programa Emprega. A iniciativa vai oferecer vagas de emprego em programas de infraestrutura e construção de estradas, rodovias e ferrovias.
Também serão criados Comitês de Políticas Penais em todas as unidades da federação. A estrutura reúne atores das três esferas de governo local mais a sociedade civil para desenvolver políticas para a melhoria de serviços penais.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
