Lula critica taxação de Trump e diz que ‘razão deve voltar a falar mais alto’
Brasil não aplicou cobrança de imposto de volta e abriu negociação com Estados Unidos para tentar reverter medida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta quarta-feira (19), a decisão de Donald Trump de aplicar uma taxa de 25% sobre aço e alumínio brasileiro. Segundo o petista, a medida é equivocada e injustificada. “A razão deve voltar a falar mais alto”, afirmou.
Recentemente, o Brasil abriu negociação com os Estados Unidos a fim de encontrar uma solução para o impasse.
“Taxar o aço e o alumínio, na forma como isso foi feito pelos Estados Unidos, não traz nada de bom para ninguém. Nosso governo considera essa uma medida equivocada e injustificada, pois afeta tanto as empresas daqui como as de lá, que trabalham há décadas em uma relação de parceria e complementaridade. Para produzir aço aqui, importamos carvão siderúrgico dos EUA. A indústria norte-americana, por sua vez, depende de nosso aço semiacabado”, disse Lula.
“Não há por que atrapalhar essa relação que funciona tão bem. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com o setor privado para mostrar que essas medidas precisam ser revertidas e que a razão deve voltar a falar mais alto. Ao mesmo tempo, como já declaramos na semana passada, estamos avaliando tudo o que podemos fazer no campo do comércio exterior, inclusive junto à Organização Mundial do Comércio”, completou.
As declarações foram dadas por Lula em entrevista a um jornal do Ceará. O presidente argumentou que segue fortalecendo grupos como o Brics, formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Atualmente, o grupo conta com diversos membros, entre eles Arábia Saudita. “Certamente se tornará ainda mais forte agora, pois os países do Sul Global estão tendo cada vez mais certeza de que é na união entre eles, em seu trabalho parceiro e conjunto, que reside o futuro do desenvolvimento.”
O governo brasileiro decidiu não retaliar de imediato os Estados Unidos após a implementação de uma tarifa de 25% sobre importações de aço e alumínio do Brasil — tarifação que entrou em vigor último dia 13. O Brasil, que é o segundo maior fornecedor de aço para o mercado americano, teve vendas de quase R$ 19 bilhões no ano passado com os produtos.
A taxação de 25% sobre importações de aço e alumínio pode gerar dificuldades para o setor siderúrgico brasileiro, já que o Brasil “não tem outro parceiro para vender” os metais — países da Europa enfrentam recessão, e a China, que tem uma grande produção de aço, importa apenas minério de ferro do país.
O Ministério da Fazenda recebeu sugestões do setor siderúrgico para proteger a indústria nacional e está avaliando possíveis ações. As negociações com o governo dos EUA estão sendo conduzidas por Alckmin e demais integrantes da gestão federal. O Brasil, inclusive, abriu negociação com os EUA recentemente.
As novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre aço e alumínio importados devem ter pouco impacto no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, avalia o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Entretanto, a taxa de 25% sobre os metais pode impactar o setor no país, com queda de produção de 2,19%, contração de 11,27% das exportações e redução de 1,09% das importações.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Dupla assalta loja de celulares em Santana do Ipanema fingindo ser cliente](https://img.7segundos.com.br/E515TjhLZwfPul1U7uZl0ATg-p4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-2973.jpeg)
[Vídeo] Dupla assalta loja de celulares em Santana do Ipanema fingindo ser cliente

Morador de Mata Grande morre em grave colisão entre caminhonetes no Sertão de Pernambuco

Buscas por bebê desaparecida serão retomadas nesta terça

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
