IMA alerta sobre o último intervalo do período de defeso do caranguejo-uçá
Proibição de captura e comercialização é importante para garantir a reprodução da espécie
 
                            A "andada do caranguejo" entra na reta final neste sábado (29), com o último intervalo do período de defeso do caranguejo-uçá deste ano, que segue até o dia 3 de abril. Por isso, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) alerta que está proibida a captura, transporte, comercialização e beneficiamento do caranguejo, com o objetivo de proteger a reprodução da espécie e assegurar a saúde dos ecossistemas dos manguezais.
Essa medida é regulamentada pela Portaria Interministerial nº 22, dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente (MMA). A pesca irregular nesse período pode resultar em multas que variam de R$ 700 a R$ 100 mil, além da apreensão dos animais capturados e dos equipamentos utilizados.
Além dos pescadores, empresas e profissionais que lidam diretamente com a venda do caranguejo-uçá devem estar atentos à obrigatoriedade de declarar os estoques. O cadastro pode ser feito de maneira online, até um dia antes do início do período de defeso, por meio do endereço eletrônico https://sei.ibama.gov.br/.
... destacar que a falta do registro resulta em penalidades e apreensões durante as fiscalizações realizadas pelo IMA/AL, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Polícia Ambiental.
O caranguejo-uçá nos manguezais
No período de andada, os caranguejos saem das tocas em busca de um par para garantir a reprodução. Esse evento natural ocorre no ritmo das marés e é fundamental para a perpetuação da espécie. A captura dos caranguejos nesse período pode comprometer esse processo reprodutivo, resultando na diminuição da população e, consequentemente, afetando o equilíbrio do ecossistema em que estão inseridos.
A engenheira de pesca e consultora do IMA/AL, Lays do Nascimento, ressalta que a preservação do caranguejo-uçá, vai muito além da pesca sustentável, pois é uma questão de equilíbrio ambiental.  "Geralmente, a gente não pensa na função desse caranguejo na natureza, mas ele funciona como um verdadeiro engenheiro dos manguezais. Sem eles, o manguezal seria um caos total", explica.
De fato, os caranguejos são essenciais na manutenção dos manguezais, pois ajudam a oxigenar o solo e reciclar folhas que caem, promovendo um equilíbrio ecológico. Portanto, respeitar o defeso do caranguejo-uçá não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso com a natureza e com o futuro dos manguezais. A conscientização e a ação responsável garantem a continuidade dessa espécie e a saúde dos ecossistemas costeiros, algo que beneficia não apenas a fauna, mas também as comunidades que dependem desse ambiente para sua subsistência.
"A boa notícia é que podemos fazer alguma coisa. A principal atitude é proteger o caranguejo nesse período de defeso e compartilhar esse tipo de informação", conclui a engenheira Lays do Nascimento.
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            