Pacientes ficam no chão devido a superlotação no HE do Agreste
Pacientes que buscam atendimento no Hospital de Emergência Daniel Houly, situado em Arapiraca, têm sofrido com a superlotação no local. O hospital, recentemente ampliado, está impossibilitado de usar a nova ala por falta de profissionais concursados atuando na área. Neste último fim de semana, cerca de 20 pacientes ficaram sem leitos no hospital.
A antiga Unidade de Emergência do Agreste foi recentemente promovida à categoria de Hospital pelo Ministério da Saúde, devido à sua mais recente ampliação. As obras, que prometem triplicar a capacidade de internação da entidade, estão quase finalizadas. No entanto, apesar de a nova ala estar pronta, o setor necessita de profissionais para torná-la disponível.
O Hospital tem média de 45 mil atendimentos anuais pelo SUS (Sistema Único de Saúde), recebendo pacientes de 48 municípios das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de cidades circunvizinhas dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. Especializado na assistência a vítimas de traumas de média e alta complexidade, o Hospital recebeu em sua nova ala cerca de 80 novos leitos no setor da enfermaria, além de ampliar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e adquirir novos equipamentos médicos.
A assessoria do Hospital afirma que a superlotação ocorre com mais frequência nos fins de semana e que só pode ser resolvida com a chamada de mais profissionais concursados. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), o Hospital de Emergência do Agreste, por ser uma unidade "porta aberta" e referência no atendimento de trauma, em alguns momentos registra aumento no fluxo de pacientes, sem que ocorra negativa de atendimento. Salienta, ainda que todas as medidas administrativas estão sendo adotadas para que os novos profissionais sejam contratados, visando inaugurar a reforma da unidade. A Secretaria não forneceu datas para lançamento do edital do concurso que contratará a nova equipe.
Veja também
Últimas notícias
Durante evento em Porto Calvo, Dantas reforça apoio à candidatura de Renan Filho ao governo
Deputado compara demarcação de terras em Palmeira dos Índios ao afundamento do solo em Maceió
Prefeito Petrúcio Barbosa e vice-prefeito alcançam 83% de aprovação à frente da gestão municipal de Igaci
Quem era Wagner Rodrigues, homem que morreu em incêndio em Marechal Deodoro
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
