Governo do Estado inaugura nova sede do 9º BPM nesta terça (3) em Delmiro Gouveia
Solenidade de entrega da nova estrutura da Unidade Militar, que custou R$ 2.500.000,00, será às 11h
Os moradores do Alto Sertão de Alagoas receberão mais segurança nesta terça-feira (3). O Governo do Estado inaugura mais uma obra que reforçará os trabalhos no combate à criminalidade na região: as novas instalações do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Delmiro Gouveia. O evento vai contar com a presença do governador Renan Filho, do secretário de Segurança Pública (SSP), coronel Lima Júnior, e do comandante-geral da PM.
A nova estrutura do “Batalhão de Divisas” foi construída num terreno doado pela prefeitura do município às margens da rodovia AL-145, no Povoado Morros, com investimentos no valor de R$ 2.500.000,00, oriundos do Tesouro Estadual. Durante a obra foram gerados 32 empregos diretos.
O novo prédio conta com alojamentos divididos por postos e graduações, reserva de armamento, salas administrativas — comando, subcomando, secretaria, protocolo, rádio, inteligência; além de um depósito, sala de reuniões e um auditório. Todos os ambientes climatizados.
Histórico do 9° BPM
O Batalhão de Divisas como é conhecido o 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi criado pelo Decreto n° 35.347 de 19 de abril de 2001. Com sede em Delmiro Gouveia, possui duas Companhias destacadas, sendo uma em Mata Grande e a outra em Piranhas. Originado das antigas 1ª Companhia Independente de Xingó e das 3ª e 4ª Cias do 7° BPM, seu primeiro comandante foi o tenente-coronel Joacy Galdino da Silva.
Para o Batalhão foi delimitada uma área total de 3.907 km², composta por uma população de 169.119 habitantes. Além de Delmiro Gouveia, a Unidade abrange também as cidades de Água Branca, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Piranhas, e faz divisa com os estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe.
O 9° BPM também conta com a atuação da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES-Caatinga), que há mais de quatro anos tem uma tropa especializada para o pronto emprego no combate à criminalidade em locais de difícil acesso, num dos biomas mais inóspitos do Brasil. A Copes concentra seus esforços no combate direto ao crime organizado, em especial ao narcotráfico e aos roubos às instituições financeiras.