HE do Agreste avança na implantação do projeto AcolheSUS
Gestores, servidores e profissionais de saúde do Hospital de Emergência Daniel Houly iniciaram, nesta terça-feira (13), em Arapiraca, mais uma etapa para implantação do Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a Partir das Portas de Entrada (AcolheSUS).
Sob a direção da médica Regiluce Santos e apoio do secretário de Estado da Saúde Christian Teixeira, o hospital foi indicado pelo Ministério da Saúde para representar Alagoas na experiência-piloto sustentada na interface com a Política Nacional de Humanização (PNH).
Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o HE do Agreste é referência no atendimento a pacientes com traumas de média e alta complexidade em todo o interior de Alagoas.
Desde dezembro do ano passado que o hospital está sediando oficinas e teleconferências, com o apoio de técnicos do Ministério da Saúde e da Sesau, para aperfeiçoar as ações de humanização e fazer o projeto avançar mais.
Ampliação dos cuidados
Nesta terça-feira, o hospital recebeu a visita-guia do representante do Ministério da Saúde e da Coordenação da Política Nacional de Humanização, Diego Santos; da representante estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luzia Malta, e das apoiadoras Mariana Pacheco e Emilly Araújo.
"Esse projeto é muito importante para a efetivação da política nacional de humanização aqui no Hospital de Emergência do Agreste, para proporcionar mais melhorias na qualidade da assistência aos usuários e nos processos de trabalho das equipes e ampliação dos cuidados e oferta de serviços ", explicou Luzia Malta.
O plano de trabalho já incluiu a realização de quatro oficinas para qualificar as equipes nas práticas e diretrizes de acolhimento, tendo como base a Política Nacional de Humanização (PNH) nos serviços de saúde.
O representante do Ministério da Saúde e da Coordenação da Política Nacional de Humanização, Diego Santos, revelou que, nesta quinta etapa de trabalho está sendo feito todo o acompanhamento do fluxo que o usuário percorre, desde a entrada no hospital, recepção, classificação de risco até a consulta médica.
"Vamos juntos identificar as necessidades para qualificação do plano, para debater com as equipes e a direção às estratégias de comunicação interna e externa com o auxílio de dispositivos e ferramentas de clínica ampliada, tendo como foco maior a Política Nacional de Humanização", reforçou Diego Santos, salientando que as visitas de acompanhamento seguem nesta quarta-feira, com a participação das equipes do Hospital de Emergência Daniel Houly.
Veja também
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
