Maia parabeniza Fernández e defende ‘parceria permanente’ entre Brasil e Argentina
Já o presidente Jair Bolsonaro disse lamentar o resultado da eleição
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, parabenizou o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, e disse que é “preciso respeitar o resultado da eleição no outro país”.
Maia afirmou estar feliz porque a democracia da Argentina está viva e, de forma livre, a população elegeu os novos governantes para os próximos anos.
O presidente da Câmara ainda destacou a importância da relação entre Brasil e Argentina. “Os dois países tem interesses muito próximos no agronegócio, por exemplo. O mercado argentino é o terceiro mais importante pro Brasil. A gente precisa respeitar o resultado das eleições, que aconteceram de forma democrática.”
Já o presidente Jair Bolsonaro disse lamentar o resultado da eleição do último domingo (27) e afirmou que não pretende parabenizar Alberto Fernández pela vitória.
Em viagem ao Oriente Médio, o presidente disse, no entanto, que não vai se indispor com o novo governo e que vai esperar para ver qual a linha que o presidente eleito vai adotar.
Um dia depois da vitória em primeiro turno, Fernández se reuniu na Casa Rosada com o atual presidente, Maurício Macri, para iniciar o processo de transição de Governo. Nas ruas, a vitória da chapa que tem a ex-presidente Cristina Kirchner como vice dividiu opiniões.
A aposentada Ángela Marino, de 74 anos, disse que não é fácil “consertar o país”, mas que, embora não acredite, espera que o novo governo consiga aumentar os salários, por exemplo.
A também aposentada Silvia Rodríguez, de 65 anos, disse que o futuro governo de Alberto Fernández é uma interrogação porque ele ainda não apresentou as políticas que vão ser adotadas:
Já o bancário Óscar Medina, de 60 anos, acredita que o governo de Alberto Fernández vai pagar as dívidas do país. Ele defende que a Argentina vai sair da crise econômica, mas que isso terá custos.
Nesta segunda-feira, o principal índice da bolsa de valores de Buenos Aires apresentou forte volatilidade. Na abertura das negociações, o índice apresentou alta de 6%, mas encerrou o dia em queda de 3,9%.
O dólar teve queda de 0,8% em meio às medidas do Banco Central do país para conter a alta da moeda norte-americana.
Em relação ao real, o peso argentino subiu 0,9% e terminou cotado a 0,067 centavos de real.
Veja também
Últimas notícias
MP obtém condenação de homem que matou mulher com 15 facadas em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Caetano Veloso e Maria Bethânia concorrem ao Grammy 2026 na categoria de Melhor Álbum de Música Global
TJAL entrega 156 títulos de propriedade em Maribondo na próxima segunda (10)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
