Defensoria pede lacração de estabelecimentos comerciais em Santana do Ipanema
A Defensoria Pública do Estado judicializou ações civis públicas contra oito comércios flagrados abertos de forma irregular
Diante do risco à saúde coletiva gerado pelo funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, no período de pandemia, a Defensoria Pública do Estado judicializou ações civis públicas contra oito comércios flagrados abertos de forma irregular, na última terça-feira (13), durante fiscalização realizada pelo Município de Santana do Ipanema. Conforme o Decreto Estadual Decreto 69.222/2020, podem permanecer abertos, seguindo normas sanitárias, farmácias, mercados, bancos, dentre outros.
As ações, protocoladas nessa quinta-feira, 14, pelos defensores João Augusto Sinhorin e Carina de Oliveira Soares, solicitam a lacração dos estabelecimentos comerciais e com multas diárias e aplicação de indenização, por dano moral coletivo, entre R$ 20 e R$ 50 mil, a ser revertido em favor do fundo de direitos difusos do estado de Alagoas (art. 13 da Lei 7.347/85) ou outro equivalente).
Conforme os defensores, mesmo com a confirmação de mais de 20 casos e, ao menos, dois óbitos por Covid, no referido Município, diversas atividades não essenciais têm quebrado a quarentena imposta pelo poder público e fazendo com que o vírus circule com mais facilidade na comunidade local.
“Embora não possa se imputar pessoalmente aos réus a responsabilidade pelo agravamento do quadro de infecções no município, por certo também que o seu comportamento, individualmente, contribui com o agravamento do risco à saúde coletiva, devendo, assim, ser imediatamente cessada a conduta ilícita, bem como, responsabilizado pelo seus comportamentos que ferem os valores mais básicos da sociedade, desde o direito à vida, até o dever de observância dos valores sociais da ordem econômica, previstos na Constituição”, explicam.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
